Nos últimos anos, registou-se uma alteração significativa na indústria automóvel.

Há cada vez mais condutores a optar por veículos de transmissão automática, sendo que os fabricantes têm vindo, proporcionalmente, a aumentar a sua oferta de carros automáticos.

A questão que se coloca aqui é: serão os automóveis de caixa automática o futuro? Exploremos aprofundadamente a evolução, os benefícios e a potencial trajetória dos veículos automáticos, tendo em conta a adoção cada vez maior de carros seminovos automáticos da parte de condutores e proprietários.

1.      Uma breve história da transmissão automática

A transmissão automática, tal como a conhecemos hoje, iniciou o seu percurso na década de 40 do século passado.

Ao longo das décadas que se seguiram, a tecnologia foi significativamente aperfeiçoada, tornando este sistema mais eficiente, suave e de utilização amigável.

Atualmente, os carros automáticos já não são considerados um luxo, mas sim a norma.

2.      A que se deve o aumento da sua popularidade?

São múltiplos os fatores que contribuíram para a ascensão da popularidade dos carros automáticos, a saber:

●       Facilidade de utilização

Especialmente no que toca ao habitual para-arranca, os condutores consideram uma transmissão automática muito mais confortável.

A ausência do pedal da embraiagem e da necessidade de trocar manualmente de velocidade faz com que a condução em contexto urbano seja bastante mais tranquila.

●       Eficiência no consumo de combustível

Os carros automáticos modernos são agora mais económicos do que os seus antecessores, senão mesmo, em alguns casos, do que os seus pares de transmissão manual.

●       Funcionalidades de segurança

São inúmeros os carros automáticos equipados com sistemas avançados de segurança, como cruise control adaptativo, que funciona de forma mais eficaz através de uma transmissão automática.

3.      O declínio dos carros de transmissão manual

Há múltiplos indicadores que parecem sugerir que os carros de transmissão manual poderão gradualmente transformar-se em relíquias do passado:

●       Tendências de produção

À medida que a procura por carros automáticos vai aumentando, são cada vez menos os fabricantes que produzem carros de transmissão manual.

Esta alteração torna-se particularmente evidente no ramo das viaturas de luxo.

●       Escolas de condução

O número de escolas de condução que oferecem aulas em carros automáticos está igualmente a disparar; considerando que os novos condutores aprendem a guiar veículos com este tipo de transmissão, o mais provável é que venham a adquirir um veículo automático posteriormente.

●       Mercados globais

Embora algumas regiões (na Europa, sobretudo) tradicionalmente favoreçam a utilização de veículos de transmissão manual, a tendência está agora a inverter-se.

Mesmo nestas áreas, a venda de carros automáticos tem vindo a incrementar rápida e exponencialmente.

4.      O debate ambiental

Enquanto as primeiras versões de carros automáticos eram fortemente criticadas por serem menos eficientes no consumo de combustível, os mais recentes progressos tecnológicos fizeram com que a narrativa se modificasse por completo.

As viaturas automáticas modernas registam taxas de eficiência substancialmente elevadas, contribuindo, assim, para a redução de emissões de gases poluentes e do tamanho da pegada ambiental deixada por cada condutor.

No fim de contas, estes veículos são considerados mais amigos do ambiente do que os carros de transmissão manual.

5.      Valor comercial e preço de revenda

Uma das vantagens dos carros seminovos automáticos está no seu valor comercial; estas viaturas costumam apresentar um preço de revenda consideravelmente mais alto do que o aplicável a carros manuais, particularmente em mercados em que a procura por carros automáticos é fastigiosa.

Esta tendência é facilmente verificável em plataformas de classificados automóveis online que se destinam à venda de carros usados.

6.      Melhorias e acessórios

Com este novo domínio dos carros automáticos, surgiu a necessidade de criar acessórios especificamente concebidos para estes veículos.

Por exemplo, no caso dos descapotáveis, existem capotas para carros automáticos que estão a tornar-se cada vez mais populares.

Garantir a proteção destes veículos, em especial se estiverem munidos de tecnologia avançada integrada, é fundamental para o prolongamento do seu tempo de vida útil.

7.      O que se segue para os carros automáticos?

A tecnologia está cada vez mais avançada, pelo que se antecipa que os carros automáticos venham a tornar-se ainda mais sofisticados nos próximos tempos:

●       Integração com Inteligência Artificial (IA)

Atendendo às sucessivas tentativas de implementação de carros autónomos, as transmissões automáticas são pura e simplesmente necessárias ao seu funcionamento.

A integração de IA nestes veículos acabará por fazer com que as intervenções de um condutor sejam cada vez mais escassas.

●       Eletrificação e híbridos

O mundo está progressivamente a transitar para meios de transporte mais sustentáveis, pelo que os veículos elétricos e híbridos desempenham um papel preponderante na adoção de transmissões automáticas.

●       Funcionalidades de segurança avançada

Muito provavelmente, os carros do futuro serão equipados com ainda mais mecanismos de segurança do que aqueles que se verificam atualmente, muitos dos quais dependerão de uma transmissão automática.

8.   Em conclusão

O horizonte automobilístico encontra-se em permanente evolução; enquanto os carros manuais mantêm o seu charme e uma comunidade de fãs dedicada, as tendências de mercado, a par dos progressos tecnológicos e das preferências dos consumidores, sugerem que os carros automáticos não são apenas uma fase passageira, mas sim o futuro.

Aqueles que estiverem a considerar adquirir um veículo nesta altura poderão querer pesquisar por carros seminovos automáticos, de forma a abraçarem o inevitável futuro já hoje.