Depois da emocionante Lagos Cup, que decorreu de 22 a 26 de junho, a prova internacional de vela GC32 Racing Tour está de volta à cidade algarvia para o campeonato mundial, até 17 de julho.

Dez equipas dos conhecidos «catamarãs voadores» vão disputar o título na baía de Lagos numa competição que reforça o concelho como destino de excelência para a prática de desportos náuticos.

Na edição de 2022, o GC32 volta a ter duas etapas em Lagos (Lagos Cup e World Championship), considerada pela organização e equipas como um local privilegiado para a prática da modalidade devido aos ventos favoráveis e águas calmas, considerado até como um dos melhores campos de regata para barcos com foil. Com embarcações que chegam aos 10m de comprimento e 6m de largura, estes super-catamarãs são dos mais velozes barcos de regata do mundo, podendo atingir os 40 nós se as condições o permitirem, o que exige muito esforço e trabalho de equipa e que lhes garante a denominação de “catamarãs voadores”.

Apoiada pelo município de Lagos, Turismo de Portugal, Sopromar, Marina de Lagos e Clube de Vela de Lagos, a edição deste ano deste evento desportivo terá um dos seus pontos altos em Lagos com uma das mais competitivas provas de sempre, acolhendo equipas vencedoras da America’s Cup e SailGP, entre elas a equipa suiça Alinghi Red Bull Racing, que conta com alguns títulos mundiais e também com a Lagos Cup, em junho passado. No entanto, a prova promete ser renhida, com a participação de equipas experientes oriundas de países como EUA, Suiça, Austrália, Polónia, França, Dinamarca e Canadá. 

A cerimónia de abertura e apresentação de equipas decorreu, no dia 13 de julho, e contou com a presença do executivo municipal e de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Depois desta 2.ª etapa em Lagos, o GC32 Racing Tour segue para a Sardenha (GC32 Villasimius Cup), entre 14 e 18 de setembro, e para Espanha (GC32 Mar Menor Cup), entre 19 a 23 de setembro.

 

Acompanhe de perto o GC32 Racing Tour aqui.

 

Equipas:

Alinghi Red Bull Racing (SUI) Skipper: TBC

Argo (USA) Owner: Jason Carroll

Black Star Sailing Team (SUI) Owner: Christian Zuerrer

.film AUS Racing (AUS) Owner-driver: Simon Delzoppo

HRM Racing Team (POL) Owner-driver: Piotr Harasimowicz

K-Challenge Team France (FRA) Skipper: Quentin Delapierre

Team Rockwool Racing (DEN) Skipper: Nicolai Sehested

Team Canada (CAN) Skipper: Graeme Sutherland.

Team Tilt (SUI) Skipper: Sébastien Schneiter

Zoulou (FRA) Owner-driver: Erik Maris