Toscano é apelido de origem toponímica. Tem origem Itálica, como muitos outros já descritos anteriormente na Voz de Loulé - Pinheiro, Palma, Valarinho, Pereira, Andrade, Negrão, Mestre, Palermo, Pessanha, Franca, Drago, Mealha, Cavaco… Os quais foram chegando gradualmente, desde o tempo dos Romanos, até finais da Idade Média, quando era intenso o comércio entre as Repúblicas Italianas e a Flandres, ficando o Algarve de passagem e a meio caminho…
Toscano foi adoptado por uma família originária da Toscânia existente já no tempo dos Romanos. Posteriormente, estes Nobres Patrícios deslocaram-se para Cozença, na Calábria…
Em 1241 Guglielmo Toscano acompanhou de Pisa a Palermo o Rei da Sicília, Frederico II (1198-1250) e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (1220-1250).
Em 1266, aparece em Espanha Henrique Toscano, que pode ser o mesmo cavaleiro, vindo do Ducado da Toscânia para Évora, ao serviço do Rei de Portugal, D. Afonso III (1246-1279).
Giraldo Rodrigues Toscano, que devia ser descendente de Henrique, foi cavaleiro ao serviço de D. Afonso IV (1325-1357) e casado com Aldonça Martins Pestana.
João Toscano, provável descendente dos anteriores, era do Redondo e obteve carta de armas em 1577 (fig. Brasão). Casou com Maria Orvalho (filha de Fernão Orvalho e de Maria Lopes) em 1626.
Manuel Afonso Toscano foi o primeiro do apelido que se encontrou residente, mas não natural, de Loulé. Casou com Inês Lopes por volta de 1540.
Domingos Afonso deverá ter sido filho de Manuel Afonso Toscano. Casou em Loulé em 1561 com Beatriz Álvares, falecida em 1618, já viúva.
Manuel Afonso, filho de Domingos Afonso e de Beatriz Álvares, nasceu no sítio da Nora (mais tarde chamado Nora dos Velhos, perto de Gilvrasino) em 1581. Casou com Catarina Rodrigues (filha de Rui Gomes e de Catarina Gonçalves) em 1612. Manuel e Beatriz foram pais de Francisco Rodrigues Toscano, casado em 1634 com Beatriz Vieira e também de Domingos Afonso Toscano, nascido em 1618 e casado com Maria Fernandes, todos da Nora e com geração…