Militares do Subdestacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Albufeira detiveram durante a madrugada do dia de hoje, 24 de agosto, um cidadão de 19 anos de idade indiciado pelos crimes de roubo de viatura (carjacking) e de tráfico de estupefacientes.

No decorrer de uma ação de patrulhamento de proximidade desencadeada no concelho de Albufeira, os militares foram alertados para a ocorrência de um roubo a viatura na zona de Patroves – Albufeira, no qual os ocupantes foram ameaçados com recurso a arma branca.

Após chegar ao local, a patrulha apurou que uma cidadã de 23 anos de idade, quando se encontrava no interior do veículo e parada na via pública, foi abordada por um cidadão (ex-namorado), o qual sob ameaça de uma faca de grandes dimensões a obrigou a sair da viatura, bem como a um outro ocupante, ausentando-se rapidamente do local ao volante do referido automóvel.

Durante a ação o indivíduo, que chegou ao local na companhia de outros dois cidadãos e no veículo destes, roubou ainda o telemóvel da vítima, provocando com a faca ferimentos ligeiros no braço do outro ocupante do veículo alvo de roubo.

Perante a informação, de imediato foi montada pelas patrulhas dos Postos Territoriais do Destacamento Territorial de Albufeira uma operação policial no intuito de localizar o indivíduo e a viatura na qual o mesmo se deslocava, a qual veio a ser descoberta alguns momentos depois na zona das Ferreiras, estacionada sem ninguém no seu interior.

Na prossecução dos objetivos, a eficaz ação dos militares permitiu localizar o individuo escassas horas depois, quando o mesmo circulava com os outros dois indivíduos que o acompanhavam aquando da consumação do roubo, no interior do veículo destes e junto da residência dos mesmos.

Os militares procederam então à abordagem do veículo e à identificação dos seus ocupantes, tendo-lhes sido efetuada revista pessoal de segurança, na sequência da qual foi possível verificar que o suspeito da prática do roubo, que se encontrava bastante exaltado e agressivo, tinha consigo a chave do veículo roubado e o telemóvel da vítima, objetos que trazia dissimulados na sua roupa interior.

Para além dos referidos bens, ao suspeito foi ainda apreendido produto estupefaciente suficiente para 51 doses individuais de haxixe, destacando-se que o mesmo não apresenta habilitação legal para conduzir e que o indivíduo que conduzia o veículo onde o mesmo se transportava, se apresentava naquele momento sob influência de álcool.

O detido, que apresenta antecedentes criminais pelos crimes de furto e de tráfico de estupefacientes, está a ser presente ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Albufeira para aplicação das medidas de coação achadas adequadas.

 

Por: GNR