Durante uma ação de patrulhamento de proximidade à vila de São Brás de Alportel, a presença de um veículo de matrícula portuguesa estacionado na Praça da República, com um indivíduo no seu interior, despertou a atenção da patrulha.
Ao abordar o veículo, as suspeitas conferidas ao caso adensaram-se quando os militares visualizaram que no interior do mesmo, em cima do tablier e visível do exterior, se encontrava um par de algemas.
Perante a presença do objeto e pelas suspeitas em que se encontrava envolta a situação, foi o indivíduo abordado e efetuada revista pessoal de segurança, verificando-se que transportava à cintura (em coldre) uma arma de alarme transformada artesanalmente, com respetivo carregador e munições.
No seguimento da ação e através da busca efetuada ao veículo, foi ainda possível apreender, entre outros objetos, um aerossol de defesa, vinte e nove munições de salva calibre 9mm, quatro munições calibre .22, dois pares de algemas, seis navalhas de bolso e 144 euros em moeda do BCE.
Entretanto, e das diligências subsequentes encetadas no intuito de aferir e perceber a total envolvência da situação, foi possível constatar através da consulta à base de dados Schengen que sobre o cidadão pendia um mandado de detenção internacional para efeitos de extradição.
O ora detido terá estado envolvido, no ano de 2010, na cobrança de um resgate contra a entrega de um menor desaparecido à época.
O indivíduo, com últimas moradas conhecidas na zona de Huelva, foi detido e presente no dia de hoje ao Tribunal da Relação de Évora, em cumprimento do preceituado face à existência do mandado de detenção internacional.
POr: GNR