Jordan Smith reclamou esta semana uma vitória sensacional no Portugal Masters no Dom Pedro Hotels & Golf Collection, coroando um ano em que também assistiu ao cimentar da reputação do prestigioso resort como pioneiro no golfe sustentável.

A vitória, que incluiu um par de fantásticas rondas de 62 tacadas, é a segunda de sempre de Smith no Tour e a primeira desde 2017. E embora todos os olhares tenham estado virados para a ação inesquecível no campo esta semana, Dom Pedro também deu passos significativos num campo diferente.

Reforçando os objetivos ambientais da marca a longo prazo, todos os seis campos de golfe Dom Pedro são regularmente avaliados e melhorados para melhorar a sustentabilidade, bem como a qualidade geral. Um dos principais focos é o consumo de água, com um compromisso a nível de todo o resort para reduzir o desperdício de água em 50 por cento.

Além disso, o resort está a trabalhar para reduzir o consumo de energia, pesticidas e fertilizantes, bem como para identificar áreas para a conservação de avifauna nativa importante.

Estas mudanças demonstram que a sustentabilidade não precisa de sacrificar o mérito desportivo. Como evidenciado pela emocionante vitória de Smith, os campos de golfe do Dom Pedro mantiveram a distinção e o entusiasmo de que o resort se tornou sinónimo.

Em nenhum outro lugar esta abordagem é mais evidente do que no popular campo de golfe Laguna, que reabriu no mês passado, após uma grande renovação. A relva Bermuda, famosa pelo seu baixo consumo de água e fertilizantes, tem sido utilizada em todos os fairways, greens e tee mats. Entretanto, o recém-instalado sistema de irrigação IC da Rain Bird tem sido anunciado como reduzindo significativamente o consumo de água.

Rui Grave, coordenador da manutenção dos greens no Dom Pedro Hotels & Golf Collection, afirmou: «Se a sustentabilidade for bem feita, também se produzirá sustentabilidade económica. Se gastarmos menos energia e produtos químicos, não só a natureza tem mais oportunidade de ser natural, como também custa menos dinheiro».

«Com as novas variedades de relva, novo sistema de irrigação e nova bomba de água, podemos reduzir a nossa utilização de água anterior em quase 50 por cento. A sustentabilidade é sempre uma das maiores coisas para as quais trabalhamos».

Stefano Saviotti, Presidente do Dom Pedro Hotels & Golf Collection, afirmou: «O ambiente é muito importante para nós e desde o início que tentamos utilizar produtos sustentáveis e reciclar a água sempre que possível».

 «Criámos um habitat, não só para os nossos clientes desfrutarem, mas também um que beneficia a natureza, incluindo as plantas e a vida selvagem, e é ótimo ver a população de castores aumentar dentro dos cursos de água e lagos».

Liderando o golfe em Portugal, o Dom Pedro Hotels & Golf Collection tornou-se a marca de golfe premium do Algarve após a aquisição de cinco campos de golfe de classe mundial em Vilamoura, em 2016. Entre estes campos encontra-se o campo de golfe Dom Pedro Victoria, concebido por Arnold Palmer, ao qual foi confiada a honra de acolher o Portugal Masters desde o início do evento, em 2007.

Um trio de hotéis de quatro estrelas oferece uma gama diversificada de lugares para os golfistas ficarem depois de um dia perfeito no campo, com fácil acesso a partir de qualquer um dos 634 quartos de hotel e apartamentos até ao popular casino local e à bela marina.