Sara Gouveia está a mostrar uma das virtualidades do regulamento do Circuito Drive Liberty Seguros da Federação Portuguesa de golfe que consiste em fomentar as competições mistas.
A jogadora do Clube de Golfe de Vilamoura venceu o torneio de sub-16 do Drive realizado no Campo de Golfe dos Salgados, em Albufeira, depois de este ano já ter sido campeã em Troia e vice-campeã no Batalha.
Não tem sido hábito os jogadores competirem no Circuito Drive Liberty Seguros fora da sua região, até porque só contam para o Ranking Drive BPI os resultados obtidos na sua zona competitiva. Mas têm sido os jogadores algarvios os que mais se têm aventurado “fora”.
Ora a golfista que também é campeã nacional de sub-15 em squash aproveita o facto deste circuito ser misto para beneficiar de maior competitividade e para poder rodar, tendo em vista as provas mais importantes, como os campeonatos nacionais, sobretudo o do seu escalão etário.
Se o Circuito Drive Liberty Seguros separasse os géneros, era provável que Sara nem tivesse competido na semana passada, uma vez que, nos Salgados, a contar para a Zona Sul, só duas jogadoras se inscreveram nos sub-16.
Assim, não só concorreu como venceu na sua faixa etária, com 75 pancadas, 3 acima do Par, o seu melhor do ano neste circuito, dado que em Troia (Centro) vencera com +11 e nos Açores (Ilhas) fora 2ª com +17.
«Só tinha jogado uma vez nos Salgados, esta foi a segunda. Gostei do campo sim, mas sinto que o resultado não demonstrou completamente o nível a que joguei, visto que fiz as 3 pancadas acima do Par nos últimos 4 buracos», comentou Sara Gouveia, que fez o melhor resultado gross do torneio, empatada com o vencedor dos sub-14, Lucas Lopes Azinheiro.
«Tenho 15 anos de idade, gosto muito de desporto e embora a minha grande opção seja o golfe, ainda utilizo outros desportos para melhorar a minha condição física. Estive lesionada e parada durante dois meses, falhei algumas competições importantes e estou a tentar voltar ao ritmo», explicou.
«Joguei nos Açores porque é a minha terra, gosto muito daquilo e como foi o primeiro Drive de sempre lá, achei importante estar presente. As participações em torneios das restantes zonas devem-se a alguma proximidade geográfica», concluiu a agora nº4 do ranking de sub-16, liderado por Pedro Lencart.
Sara Gouveia bateu nos Salgados Ruben Rocha, do Carvoeiro, por 4 pancadas.
O outro resultado de 75 (+3) nos Salgados foi de Lucas Lopes Azinheiro, de Vilamoura, mas o seu triunfo fixou-se por 3 pancadas sobre o 2º classificado, o seu companheiro de clube Calvin Holmes, o campeão nacional de sub-12, agora a competir neste escalão.
O inglês residente no Algarve até é o nº1 de sub-14 e venceu este ano em Vale do Lobo e Benamor, mas desta vez teve de contentar-se com vice-campeonato.
Lucas Lopes Azinheiro fora 2º em Vale do Lobo (+9) e 5º em Benamor (+11), mas também jogou fora da Zona Sul e foi ao Centro arrancar dois 2º lugares no Montado (+10) e em Troia (+21). É o 4º do ranking de sub-14.
O terceiro melhor resultado nos Salgados pertenceu a Greig Mann, com 76 (+4), o suficiente para manter a invencibilidade entre os sub-18 na Zona Sul, já que também se impusera em Benamor (+5) e Vale do Lobo (+17).
O escocês de 16 anos, que reside no Algarve desde os 11 anos, superou por 2 pancadas Ana Sintra, do Alto-Portimão, e ascendeu ao 2º lugar no ranking de sub-18, só tendo à sua frente João Girão.
«Tenho 16 anos, completo 17 a 27 de maio. Venho de Aberdeen, onde vivi 11 anos antes de mudar-me para o Algarve. Nem sabia que havia um ranking deste escalão mas é claro que sei e quero jogar o Campeonato Nacional de sub-18. Gostaria de ganhá-lo, mas há muito bons jogadores e só tenho de continuar a treinar no duro para melhorar as minhas fraquezas», disse Greig Mann.
Nos escalões etários mais baixos os torneios disputaram-se, como de costume, em stabledord e os títulos gross foram para dois jogadores de Vilamoura: Luca Lopes nos sub-12 e Matvem (Matthew) Golovanov nos sub-10, respetivamente com 27 pontos em 18 buracos e 13 pontos em 9.
Luca Lopes cometeu a proeza de bater Francisco Matos Coelho, também de Vilamoura, que em 2015 já tinha sido o melhor Em Benamor, Vale do Lobo, Montado e Troia, ou seja, é o autêntico terror das Zonas Sul e Centro!
Os dois jogadores empataram com 27 pontos, mas Lopes somou 15 nos últimos nove, enquanto Coelho totalizou 14. Decidiu-se tudo no último buraco, já que Lopes ganhou 2 pontos no 18 face a 1 de Coelho. Mais renhido seria difícil.
Luca Lopes é o 6º do ranking de sub-12, comandado por Diogo Mealha.
Finalmente, nos sub-10, Matvem (Matthew) Golovanov jogou apenas o seu segundo torneio da FPG, depois de outra etapa do Drive no Pine Cliffs em 2013.
O russo que reside nos Estados Unidos e representa em Portugal Vilamoura vergou por 2 pontos Pedro Afonso Freitas, do Club de Golf de Miramar.
Note-se que este escalão beneficou da presença de vários jogadores de outras regiões, talvez por ser uma semana de fim de semana prolongado com muitos portugueses a viajarem ao Algarve.
O certo é que dos 12 jogadores que participaram no torneio de sub-10, houve membros de Vilamoura, Miramar, Amigos do Jamor, Estoril, Quinta do Peru e Par-3.
Rui Frazão, do Departamento Técnico da FPG, considerou que «em geral, os resultados deste torneio foram bons, mas também é preciso sublinhar que as condições meteorológicas estiveram excelentes».
O próximo torneio do Circuito Drive Liberty Seguros na Zona Sul realizar-se-á no Carvoeiro, no dia 15 de junho.
Por FPG