Nova modalidade permite aos estrangeiros investir 250 mil euros em troca de autorização de residência. Explicamos como.

O Executivo de Montenegro desenhou um novo Plano de Ação para as Migrações, no qual está incluído um novo visto gold “solidário”, que visa dar autorização de residência em troca de 250 mil euros, que serão investidos em equipamentos e infraestruturas de apoio a imigrantes em dificuldades.

Este novo visto gold “solidário” trata-se, portanto, de uma Autorização de Residência para Investimento Social, que será integrada no âmbito da já existente Autorização de Residência para apoio à produção artística, explicou fonte do Executivo ao Jornal de Negócios.

Em concreto, os imigrantes que tenham 250 mil euros podem requerer autorização de residência em Portugal ao abrigo desta nova modalidade de golden visa, sendo que o investimento será a fundo perdido, ou seja, não haverá qualquer retorno para o estrangeiro além do visto. Este valor será investido em “equipamentos e infraestruturas de apoio ao acolhimento e integração de imigrantes em situação de vulnerabilidade”, lê-se no mesmo jornal.

Esta medida faz parte do Plano de Ação para as Migrações aprovado em Conselho de Ministros na segunda-feira, dia 3 de junho. E pretende canalizar o investimento estrangeiro para “fins solidários” numa “lógica redistributiva”, explicou António Leitão Amaro, ministro da Presidência.

 

Idealista News