Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o Centro de Saúde de Monchique, para se inteirar in loco dos problemas que afetam esta unidade de saúde.

O Centro de Saúde de Monchique dispõe de 4 médicos, permitindo que todos os utentes – 5.081 na sede, 576 na Extensão de Saúde do Marmelete e 214 na Extensão de Saúde de Alferce – disponham de médico de família.

Contudo, visto dois clínicos terem já efetuado pedidos de passagem à reforma, a situação atual de 100% de utentes com médico de família poderá passar em breve para uma situação de apenas 50%, se não forem tomadas as medidas adequadas para a colocação de novos médicos neste Centro de Saúde.

À delegação do PCP foi ainda reportada a carência de um psicólogo neste Centro de Saúde.

Por fim, o Centro de Saúde de Monchique dispõe de viaturas em número suficiente para as visitas domiciliárias, mas essas viaturas não são as mais apropriadas às especificidades do concelho de Monchique, já que muitos utentes que necessitam de apoio domiciliário residem em zonas servidas apenas por caminhos de terra batida de difícil acesso a carros ligeiros. Assim, seria necessário que pelo menos uma das duas viaturas ao serviço no Centro de Saúde de Monchique fosse adequada a este tipo de caminhos.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, questionou o Ministro da Saúde, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:

1.      Que medidas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir a substituição atempada dos dois médicos do Centro de Saúde de Monchique que já pediram a passagem à reforma, garantindo que neste concelho todos os utentes, incluindo os das extensões de saúde de Marmelete e de Alferce, continuarão a dispor de médico de família?

2.      Tenciona o Governo colocar um psicólogo no Centro de Saúde de Monchique? Quando é que isso acontecerá?

3.      Reconhece o Governo que as viaturas do Centro de Saúde de Monchique não são as mais apropriadas, já que muitos utentes que necessitam de apoio domiciliário residem em zonas servidas apenas por caminhos de terra batida de difícil acesso a carros ligeiros? Irá o Governo dotar o Centro de Saúde de Monchique de pelo menos uma viatura adequada a este tipo de caminhos?

 

Por: GP PCP