Duas grandes corridas em perspetiva | Novos pilotos e vários esperados regressos | Production Cup com recorde de inscritos

Com mais de três dezenas de inscritos, o Group 1 Portugal promete lutas escaldantes na terceira prova do ano a disputar no Autódromo Internacional do Algarve. 

Depois das empolgantes corridas disputadas no Estoril e em Jarama, são altas as expectativas para as duas corridas de 40 minutos do Group 1 Portugal do programa do Algarve Summer Party. O calor típico da época que se espera para o fim-de-semana, irá certamente colocar pilotos e máquinas à prova no circuito algarvio de 4,653 km.

Nas corridas anteriores assistiu-se à presença dos vários Ford Escort RS2000 da classe H81-2000 na cabeça da corrida e tal deverá repetir-se. Após vencer em três das quatro corridas já disputadas esta temporada, a dupla Luís Pedro Liberal/Francisco Freitas lidera a classificação da classe, no entanto, devido à impossibilidade de Luís Pedro Liberal competir este fim de semana, Francisco Freitas irá defender a posição com o “reforço” João Carlos Moreira. Presença assídua nos lugares do pódio, Paulo Vieira estará à espreita da oportunidade para reduzir a desvantagem de 10 pontos que o separa da liderança e conquistar a sua primeira vitória da temporada, ele que há dois anos venceu neste circuito. Com 14 pontos de atraso para os líderes, o duo Carlos Dias Pedro/Ricardo Pereira quer manter a senda de vitórias iniciada em Jarama e são claros candidatos aos triunfos este fim-de-semana. 

Se estes se assumem como os grandes favoritos ao triunfo, há um leque de cinco outros Escort que provavelmente poderá complicar as contas, sendo certo que terão uma palavra a dizer na luta pelos lugares do pódio. Rui Ribeiro é o quarto na tabela de pontos da classe e almeja o primeiro pódio da temporada, algo que Rui Azevedo conseguiu na prova de Jarama e quererá repetir agora no Algarve. Ausentes na ronda espanhola, Filipe Martins e João D. Lopes regressa à competição, eles que abriram a temporada com um terceiro lugar no Autódromo do Estoril, algo que certamente tentarão repetir. Com a mesma sede de subir ao pódio está Nuno Breda, que chega a Portimão motivado por um pódio na categoria GTC do Campeonato de Portugal de Velocidade em Vila Real, e que fará equipa com o regressado Ricardo Gomes. Destaque ainda para a estreia a “solo” do jovem António Maia e para a presença de João Mira Gomes/Nuno Afoito, que tentarão ultrapassar o infortúnio de Jarama.

No meio do pelotão de Escort da classe H81-2000 sobressai-se a presença do Porsche 924 de Rui Carvalho, um carro que conquistou em 2020  um segundo lugar na classe nesta mesma pista de Grau 1 da FIA. Com o seu Ford Escort da classe H75-2000, Veiga Lopes tentará acompanhar os “carros mais modernos” enquanto se diverte nas lutas do meio do pelotão.

O domínio dos Escort no topo da corrida terá a oposição de não um mas dois Jaguar da classe H81-MAX. O Jaguar XJS V12 da dupla André Castro Pinheiro/Ernesto Vieira já mostrou ser capaz de se imiscuir nas batalhas particulares dos Escort e desta vez terá a “companhia” de um Jaguar XJS, naquele que será o regresso do “Big Cat” de Luís Sousa Ribeiro à competição. Para dar outro brilho à corrida, António e José Fresco regressam às lides com o seu Ford Capri MKIII, que durante este interregno das pistas foi revisto e promete outro vigor.

A luta pela vitória também se prevê animada na classe H81-1600, até porque um só ponto, o equivalente a uma melhor volta numa das corridas, separa os dois primeiros na classificação. Madalena Gaspar, que partilhará os comandos do VW Golf GTI com o filho Fernando M. Gaspar, vai defender a primeira posição no campeonato da ofensiva de Rafael Cerdeira Pinto e António Liberal, também eles ao volante de um VW Golf GTI. Marcos Ruão/Nuno Pardalejo, na sua segunda prova aos comandos do VW Scirocco, vão tentar aproveitar para continuar a sua adaptação ao carro e às provas de clássicos. Ainda no que respeita a viaturas até 1600cc, o BMW 1600  Ti (H71-1600) de José Paradela/Vitor Santos tentará novamente acompanhar os seus “rivais” mais modernos a exemplo das provas anteriores. 

Numa competição que prima pela diversidade, há que realçar a presença de Francisco Cardoso no Peugeot 104ZS, o único  carro inscrito na classe 1052, e do Datsun 1200 de Luís Costa, que como não tem as especificações da Production Cup correrá na classe H71-1300, o que não o impedirá de participar nos animados duelos dos concorrentes que usam as viaturas ex-Troféu Datsun. 

 

Production Cup: Recorde de inscritos

Com um recorde de inscritos, antevêem-se duas corridas vibrantes na Production Cup. Alberto Xavier, o único piloto a terminar no pódio nas quatro corridas realizadas este ano, é o líder de uma classificação de pilotos do campeonato em que os três primeiros estão separados por meros três pontos. Na perseguição estão Pedro Reis, no segundo lugar e com menos dois pontos, e o vice-campeão de 2021 Tomás Pinto Abreu, com menos três pontos. Reis e Pinto Abreu foram precisamente os vencedores da Production Cup no ano passado em Portimão e são, a par com Alberto Xavier, os únicos pilotos a terem celebrado vitórias esta época.

Obviamente que a corrida não se resumirá a estes três intervenientes, até porque Luís Santa Bárbara e Manuel Matos, os quatros classificados, quererão repetir a proeza das duas rondas anteriores, aonde subiram ao pódio. Com um olho no quarto lugar, Paulo Ribeiro defende o seu quinto lugar do campeonato, com dois meros pontos de avanço sobre a dupla pai e filha António e Matilde Lopes.

Pedro Gordo/Ruben Ferreira vão certamente tentar encurtar a diferença para os pilotos da frente, enquanto João Azevedo continuará a sua aprendizagem na disciplina e Francisco Marrão quererá mostrar o que realmente é capaz após uma jornada infeliz em Jarama. 

O Algarve será o lugar de mais estreias na Production Cup, classe que continua a cativar novos pilotos. Este fim-de-semana dois “novos" Datsun vão aparecer, um para Diogo Santos, com um companheiro de equipa ainda a confirmar, e outro para Jorge Rodrigues, num carro preparado pela conhecida Trisport. 

 

Razões para sorrir  

Diogo Ferrão (CEO Race Ready): “Esta prova traz a maior grelha de partida de 2022 do Group 1 Portugal e contará, como sempre, com muitos carros e pilotos novos que se juntam a nós, tornando esta vibrante competição, como temos vindo a assistir esta temporada, num espetáculo sempre entusiasmante. Isto é, o Group 1 Portugal é hoje sinónimo de corridas altamente disputadas e as duas de Portimão serão certamente muito interessantes de seguir, tanto ao vivo como pelo Live Streaming.”

Após a qualificação, a realizar na tarde de sábado, dia 30 de Julho, as duas corridas desta série para viaturas clássicas Pré-1981 estão agendadas para domingo, dia 31 de Julho, às 13h05 e 17h15. As duas corridas do Group 1 Portugal serão disputadas em concomitância com o Troféu Mini.

Recordamos que ambas as corridas vão ter transmissão domingo em direto Live Streaming nas redes sociais Facebook e Youtube da Race Ready.

 

HORÁRIO

Sábado, 30 de Julho

15:10 - 15:50 - Qualificação

Domingo, 31 de Julho

13:05 - 13:45 - Corrida 1

17:15 - 17:55 - Corrida 2