O Grupo Coral Ideias do Levante atuará na próxima sessão do «ALGARVE PELO CALEIDOSCÓPIO: ciclo de divulgação artística», que terá lugar no dia 11 de novembro, pelas 21h30, no edifício da Junta de União de Freguesia de Algoz. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS).

O Coral Ideias do Levante foi fundado em 1996, passando a apresentar-se como um dos pólos da Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa. Interpreta um repertório bastante eclético como meio de intervenção pedagógica e de formação de público.

Esta será a 8.ª sessão do ciclo de divulgação artística das tradições que fazem parte da História, vida e imaginário do Algarve, que se iniciou em fevereiro de 2016 e terminará em dezembro deste ano, estendendo-se às várias freguesias do concelho (à exceção de Silves e Armação de Pêra, que contam com uma programação regular durante todo o ano).

A aposta em conceitos estético-musicais muito distintos faz com que músicos e público possam alargar horizontes, trocar experiências e (re)descobrir outras músicas, estilos, ritmos e posturas em placo, funcionando o ciclo como um tipo de formação informal.

Por outro lado, este conjunto de sessões visa também e sobretudo, a descentralização cultural e dotar as freguesias de experiências culturais que vão ao encontro das suas curiosidades, fazendo uma transição harmoniosa do saber das populações locais para o conhecimento científico e/ou mais erudito acerca do Algarve, contrariando desta forma as tendências de um turismo massificado, assente na cultura global em detrimento das memórias e especificidades locais.

A última sessão deste ciclo de divulgação artística das tradições realizar-se-á a 9 de dezembro, pelas 21h30, e trará à Igreja de SB Messines o Grupo Coral de Lagos.

O telefone 282 440 856 e o email cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura da CMS para o fornecimento de informações adicionais sobre esta atividade. 

 

Por CM Silves