O grupo NAU Hotels & Resorts aliou-se ao Projeto «Reciclar é Alimentar”, uma iniciativa da Nespresso que consiste em reutilizar a borra de café para composto agrícola para a produção de arroz, que é posteriormente doado ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Em 2021, as 7 unidades hoteleiras NAU aderentes contribuíram com a entrega de mais de 2 mil kg de cápsulas, permitindo a oferta de 128 toneladas de arroz para o Banco Alimentar.

Parceiro desde 2019 da Nespresso no Projeto “Reciclar é Alimentar”, o grupo NAU Hotels & Resorts pretende ser um agente ativo na missão de construir um mundo mais sustentável.

O Projeto “Reciclar é Alimentar” nasceu em Portugal como uma forma de reutilizar a borra de café, e foi já replicado em diversos países europeus. Na entrega das cápsulas para reciclar, um parceiro da Nespresso separa a borra do alumínio. Esse alumínio segue a fileira da reciclagem sendo integrado em novos objetos. Já a borra integra um composto agrícola, que é usado em arrozais, em Alcácer do Sal. Este arroz é posteriormente comprado pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar Contra a Fome.

As unidades Palácio do Governador, Lago Montargil & Villas, São Rafael Atlântico, Salgados Dunas Suites, Salgados Palace, Morgado Golf & Country Club e Salema Beach Village, e os seus colaboradores, reciclaram durante o ano de 2021 um total de 2.506 kg de cápsulas Nespresso. Esta contribuição permitiu doar um total de 128 toneladas de arroz para o Banco Alimentar.

Mário Azevedo Ferreira, CEO do Grupo NAU Hotels & Resorts salienta que “no Grupo NAU Hotels & Resorts acreditamos que é fundamental estarmos comprometidos com ações que visam a sustentabilidade de recursos naturais e a preservação dos ecossistemas, assim como o contributo para a economia circular das regiões onde nos inserimos.”

 

Reforço das ações de Responsabilidade Social e Ambiental do grupo NAU

A par do Projeto “Reciclar é Alimentar”, o grupo NAU tem em vigor um conjunto alargado de práticas e parcerias integradas na sua estratégia de Responsabilidade Social e Ambiental.

Entre os exemplos de boas práticas no pilar da sustentabilidade ambiental, realce para a parceria do Morgado do Reguengo Resort com a Vita Nativa, estabelecida em 2021, para a instalação de caixas-ninho na propriedade para preservação da biodiversidade local.

Destaque também para o programa “Green Cork”, resultado de uma parceria entre a Quercus e a Corticeira Amorim, com o envolvimento do Grupo NAU - Hotels & Resorts. Como aderente nesta iniciativa, o grupo NAU procede à separação das rolhas de cortiça, que são encaminhadas para reciclagem, dando assim origem a novos produtos de cortiça. Em paralelo, o valor resultante desta reciclagem reverte também para a reflorestação no âmbito do Programa “Floresta Comum”, com o objetivo de serem plantados novos sobreiros.

Nota ainda para a política de Gestão da Água em vigor em todas as unidades do Grupo NAU - Hotels & Resorts, que recorrem a sistemas que promovem o consumo eficiente de água nos equipamentos interiores (recurso a sensores nas torneiras, dupla descarga nos autoclismos, redutores de caudal nas torneias) e exteriores (rega pelo sistema gota a gota, e rega por intermédio de aspersores), incluindo a utilização de fontes de água alternativas.