Trajados a rigor e acompanhados por instrumentos típicos como o acordeão, a pandeireta, a viola e a flauta, os dois grupos interpretaram temas alusivos ao Natal e ao nascimento do Menino Jesus e desejaram Bom Ano Novo a todas as pessoas presentes. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, agradeceu e referiu estar muito satisfeito por estes grupos continuarem empenhados em preservar as tradições e a identidade cultural do concelho”.
GRUPOS DE JANEIRAS DO CONCELHO DE ALBUFEIRA CANTARAM OS REIS AO EXECUTIVO E AOS FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO
No Dia de Reis, o grupo de Cantares de Paderne «Força da Tradição» e a Tuna da Universidade Sénior de Albufeira (AIMA) vieram cantar as Janeiras ao Executivo e aos funcionários do Município que os receberam para ouvir os tradicionais cânticos que antigamente, por altura do Ano Novo e Dia de Reis, os grupos de amigos e vizinhos levavam de porta em porta.
O Dia de Reis, 6 de janeiro, fecha o ciclo das celebrações de Natal e de Fim de Ano e, à semelhança do que vem acontecendo de há uns anos a esta parte, o grupo de Cantares de Paderne “Força da Tradição” veio cantar as Janeiras aos Paços do Concelho de Albufeira. Este ano, pela primeira vez, a Tuna da Universidade Sénior de Albufeira – Academia da Idade Maior de Albufeira (AIMA) associou-se à iniciativa que reuniu elementos do Executivo, funcionários e algumas pessoas da comunidade, no primeiro andar do edifício, para ouvir e aplaudir os bonitos cânticos alusivos à época. Trajados a rigor e acompanhados por instrumentos típicos como o acordeão, a pandeireta, o violino, a viola e a flauta, os dois grupos interpretaram temas sobre o Natal e o nascimento do Menino Jesus e no final desejaram um Bom Ano a todos os presentes.
No final das respetivas atuações, o Grupo Força da Tradição” e a Tuna da Universidade Sénior de Albufeira agradeceram o apoio imprescindível do Município, no sentido de continuarem a cumprir a tradição das Janeiras, bem como a sua missão social.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira elogiou e agradeceu a presença dos dois grupos de cantares e referiu estar “muito satisfeito pelo facto de este ano, para além do Grupo Força da Tradição, fundado em 1984, considerado um dos embaixadores das tradições culturais do concelho no que respeita à recuperação dos cânticos que antigamente, por altura do Ano Novo e Dia de Reis, os grupos de amigos e vizinhos levavam de porta em porta para celebrar o nascimento do menino Jesus e formular votos de próspero Ano Novo, se tenha, igualmente, associado ao evento a Tuna da Universidade Sénior de Albufeira, que apesar de não estar representada na sua totalidade, por cinco dos seus elementos se encontrarem doentes, não deixou de vir até aos Paços do Concelho entoar bonitas próprias da época”.
Assim, entre outros temas musicais que é tradição cantar no Dia de Reis, neste final de tarde, ouviu-se entoar “Vamos cantar as Janeiras”; “Noite Santa”; “Hallelujah”, versão de Natal; “Feliz Navidad” e Cantiga dos Reis Magos”.
José Carlos Rolo sublinhou que “é fundamental valorizar o trabalho de pesquisa no âmbito das celebrações do Dia de Reis, uma vez que, atualmente, esta tradição já não surge espontaneamente nas vilas e aldeias do nosso país e se não for o trabalho e dedicação destes grupos iremos perder um legado valiosíssimo no que respeita à preservação da memória e da identidade cultural do nosso povo”.
No final foi servido um Porto de Honra acompanhado de Bolo-rei, naquele que foi um excelente momento de confraternização para brindar a 2025.