O Dia Mundial do Pulmão, que se assinala a 25 de setembro, foi estabelecido pelo Forum of International Respiratory Societies (FIRS), composto pelas principais sociedades respiratórias internacionais, com o objetivo de melhorar a saúde pulmonar a nível mundial.

O mote deste ano é «A Saúde Pulmonar para Todos» e pretende colmatar as desigualdades e lacunas na área das doenças respiratórias no mundo.

A propósito do Dia Mundial do Pulmão, a GSK reforça o seu posicionamento “Healthy Planet, Healthy People” e relembra a importância de proteger o planeta para promover a saúde das pessoas, em particular a parte respiratória, em que a GSK é líder. Com mais de 50 anos de inovação nesta área, a GSK está empenhada em ajudar as pessoas que sofrem de doenças respiratórias crónicas a respirar melhor, redefinindo continuamente o tratamento para a asma e para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), com o objetivo de que vivam com a melhor qualidade de vida possível.

“A saúde respiratória faz parte das prioridades de inovação da GSK há mais de meio século. Hoje, levamos este nosso compromisso ainda mais longe. Além de continuarmos a trabalhar na investigação e desenvolvimento de tratamentos para as principais doenças respiratórias crónicas, estamos igualmente empenhados em reduzir a zero a nossa pegada ecológica, o que contribui para a saúde respiratória do planeta e, logo, das pessoas”, defende Neuza Teixeira, Country Medical Manager da GSK em Portugal.

Estudos recentes apontam que a exposição à poluição atmosférica está a ter um impacto significativo na qualidade de vida e saúde das pessoas – principalmente de quem sofre de doenças respiratórias –  estando a causar 7 milhões de mortes prematuras por ano1. Este número revela o efeito das alterações climáticas e da poluição no aumento da mortalidade precoce e no agravamento de diversas doenças, como é o caso da asma. A asma é uma doença inflamatória crónica, que afeta 334 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, estima-se que existam 700 mil pessoas asmáticas.

A GSK, enquanto biofarmacêutica de inovação, está comprometida com a proteção do planeta, ao mesmo tempo que coloca a saúde das pessoas no centro da sua estratégia ESG (Environment, Social, Governance). Até 2030, a GSK ambiciona ter um impacto nulo no ambiente e um impacto positivo na natureza3. Para isso, tem vindo a atuar em torno de diferentes eixos estratégicos, como o combate à poluição atmosférica. Desde 2010, a GSK já reduziu em 34% as emissões de carbono, em 78% o desperdício enviado para aterros sanitários e em 31% o consumo total de água5.

Sobre a GSK

A GSK é uma multinacional biofarmacêutica, que une ciência, talento e tecnologia para, juntos, vencer as doenças. Com uma história que começou há 300 anos, a GSK emprega mais de 130 pessoas em Portugal. A sua ambição é ser uma das empresas farmacêuticas mais inovadora, com melhor performance e de maior confiança do mundo. Para saber mais: www.gsk.pt