Uma muito concorrida e entusiasmada assembleia de militantes do PSD/Loulé aprovou na noite desta quinta-feira por unanimidade e aclamação a escolha de Hélder Martins como cabeça de lista à Câmara Municipal de Loulé nas eleições que se irão realizar no final deste ano.
A indicação do antigo vice-presidente da câmara entre 2002 e 2003 havia já sido aprovada por unanimidade na passada semana em reunião da Comissão Política concelhia, liderada por Cláudio Lima, que assinalou “o conjunto de variáveis e instrumentos que serviram de suporte à escolha do candidato a Presidente de Câmara, que contribuíram para que tomássemos a decisão certa, sem pressas, e envolvendo o máximo de pessoas”, realçando também os pareceres positivos do Núcleo de Quarteira do PSD e da JSD/Loulé relativamente ao nome escolhido.
O líder do PSD/Loulé destacou o facto de “termos tido a sorte de poder contar com várias personalidades do concelho que se disponibilizaram para serem escrutinadas e avaliadas, sempre em diálogo connosco. Isso permitiu trazermos a esta assembleia de militantes uma proposta consensualizada por todos, algo que não me recordo de ver no PSD/Loulé em muitos anos, e que demonstra claramente que o partido esteve à altura do desafio”.
Para Cláudio Lima, não restam quaisquer dúvidas em relação ao resultado do PSD para a Câmara Municipal de Loulé. “O Hélder Martins é, de longe, a pessoa mais bem preparada para liderar esta câmara municipal. A sua capacidade de trabalho, o seu reconhecido dinamismo e criatividade, aliados à experiência acumulada, conferem-lhe os atributos certos para um concelho como Loulé, com tantas potencialidades ainda por explorar.
É o homem certo para a missão, especialmente depois deste longo marasmo socialista.”
Foram quase duzentos os militantes que quiseram estar presentes nesta assembleia, liderada por José Mendes Bota, ex-deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu e também ele um antigo presidente da Câmara Municipal de Loulé. A reunião foi convocada com o único propósito de ratificar o nome do candidato, emitindo assim parecer positivo que irá agora ser validado pelo PSD/Algarve e pela Direção Nacional.
O perfil do candidato
No currículo político e profissional de Hélder Martins, destacam-se naturalmente os oito anos como presidente da Junta de Freguesia de Querença, terra de onde é natural, a vice-presidência da CML, onde teve em mãos importantes pelouros como as Obras Municipais ou o Turismo, e a presidência da Região de Turismo do Algarve entre 2003 e 2007, que desempenhou com mestria, num mandato reconhecido até por personalidades de outros quadrantes políticos.
A par do percurso público, acumulou diversas funções de gestão e direção no setor privado, principalmente no setor do turismo, que o levaram a ser eleito em 2022 presidente da AHETA – Associação de Hóteis e Estabelecimentos Turísticos do Algarve, uma das mais relevantes – senão a principal – associações setoriais da região.
Entre colegas, amigos e até adversários políticos, é-lhe conhecido o seu invulgar dinamismo, o profundo conhecimento das matérias em que se envolve e a capacidade de organização, resolução de problemas e criação de soluções. Na prática, os pilares essenciais para liderar os destinos de uma autarquia com esta dimensão.
Licenciado em Gestão Turística, casado, reside há largos anos em Quarteira, é pai de três filhas e tornar-se-á avô em breve, já na condição de candidato do PSD a Presidente da Câmara Municipal de Loulé.
PSD/Loulé