Loja MEO Portimão – Aqua Portimão (11 a 18 Setembro)

O HISTÓRIA estreia em exclusivo a sua mais ambiciosa superprodução, The World Wars, todas as segundas-feiras a partir do dia 15 de setembro, pelas 22h.

The World Wars é uma série de 6 episodios que retrata a I e II Guerras Mundiais centrando-se na evolução e no papel que desempenharam os seus protagonistas: Winston Churchill, Adolf Hitler, Franklin D. Roosevelt, Hideki Tojo, Benito Mussolini e Josef Estaline.

 “Esta série apresenta de forma única as duas Grandes Guerras como um só acontecimento devastador, uma perspetiva inédita em televisão que a única coisa que os telespectadores não vão sentir a partir do sofá de sua casa é o cheiro de guerra e dos seus protagonistas. A partir desta ideia resolvemos lançar o desafio a um perfumista português para recriar o aroma específico de cada protagonista, com o objetivo de oferecer aos telespectadores e fãs do HISTÓRIA uma experiência única e completa, fornecendo-lhes a única coisa que não pode dar a série, o cheiro das personagens.” – explica Carolina Godayol, diretora geral do The History Channel Ibéria

Para promover a série The World Wars, o canal HISTÓRIA leva os telespectadores a descobrir os aromas da história, pela mão do perfumista Lourenço Lucena, que teve como desafio recriar e atribuir um aroma específico a cada protagonista da série, com a ajuda e participação de João Neto, o historiador responsável pela investigação e descrição profunda das seis personalidades.

A partir do dia 11 de Setembro, o público pode aceder aos aromas recriados numa visita às lojas MEO. As lojas MEO do Porto, Lisboa, Portimão e Coimbra vão receber um expositor com as seis fragrâncias criadas, oferecendo aos visitantes uma experiencia sensorial e experimental. Será disponibilizado também junto de cada fragrância imagens e informação das personalidades, bem como pequenos vídeos da série.

 

AROMAS ATRÍBUIDOS A CADA PERSONALIDADE POR LOURENÇO LUCENA

 

Estaline

Podia ter de imediato o aroma do ferro numa referência ao seu nome Stalin, em russo “homem de aço” adotado numa fase avançada da sua vida.

Ainda assim, este homem hábil e maquiavélico que soube construir a sua ascensão ao poder com jogadas estrategicamente pensadas habilidosamente executadas foi igualmente determinante para a história do seculo XX.

O aroma que lhe associo é o aroma do gelo e do frio, misturado com o aroma da floresta por onde muitos soldados combateram. Mais do que o próprio adversário de guerra, as condições atmosféricas tornavam-se o seu principal inimigo dada a mortalidade que lhe estava associada. Destas noções surge o aroma de Estaline. e que tiveram como seu principal inimigo, em muitos casos muito mais mortal que o próprio adversário de guerra.

Na Rússia, o grande adversário foi o frio e por essa razão o aroma que escolhi foi este.

 

Mussolini

Era um homem de excessos e os seus discursos inflamados eram uma encenação teatral e quase imperial.

Se o café podia ser um aroma que lhe podíamos associar pela conquista da Etiópia em 1935 e que levou à introdução do café nos hábitos italianos, o aroma que lhe associo mais imediatamente é uma composição floral intensa e majestosa com a flor roxa de iris, ostensiva e imperial como um manto real.

 

 

Churchill

O seu perfil aromático podia ser dividido em dois: homem e político. Enquanto homem amante da pintura a aguarela, de um bom charuto e de um bom copo de vinho ou whisky.

Enquanto político, um homem perspicaz que via mais longe e com uma personalidade de líder, determinado e arguto. O seu papel foi determinante para o curso da história e do desenrolar das duas Grandes Guerras do século XX.

O aroma que o personifica é uma composição segura e masculina, em que se destacam a riqueza da folha de tabaco, intensa como a sua personalidade conjugada com o aroma adocicado da folha de figueira numa referência á sua proximidade com o campo, fechando com nota amadeirada reflexo da sua segurança e determinação.

 

 

Hitler

Figura marcante do século XX pelos motivos que sabemos, Hitler era um homem disciplinado e de hábitos.

Numa metáfora do que ele representou ao ceifar milhares de vidas, podíamos associar o aroma da relva acabada de cortar, isto é, o corte da vida quando ela rebentava e se preparava para crescer, o aroma que lhe associo é uma composição do aroma do óleo dos tanques de guerra que invadiram a Europa associado ao aroma da madeira queimada numa referência à destruição de tudo por onde passavam.

 

Roosevelt

Uma figura determinante na história do século XX.

Nascido em Nova Iorque, podia associar o aroma da maçã, numa analogia à Big Apple ou a um ramo de rosa em referência à origem do seu apelido materno holandês, originalmente

Roosevelt, jardim de rosas.

Ainda assim, Roosevelt que se viu enfraquecido por uma poliomielite tardia era um homem seguro mas discreto.

O aroma que o caracteriza é uma brisa marinha, numa clara referência ao desembarque da Normandia e aos aromas que as tropas americanas então sentiram no desembarque na costa francesa e que marcou o início do fim da Guerra.

 

Tojo

Chegou a primeiro-ministro inesperadamente e com surpresa acabou por ser uma figura importante na II Grande Guerra.

Homem discreto e de uma lealdade ímpar, o imperador Tojo tem como aroma associado a flor de cerejeira, num bouquet floral, numa clara alusão a um dos símbolos do Japão e tão amado e respeitado como a bandeira ou o hino nacional.

 

Por Inforpress