Na sequência de um alerta recebido pelas 12h54, a informar que se encontravam três pessoas em dificuldades na água na praia do Inatel, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão, dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM e da GNR.
À chegada ao local, a Polícia Marítima constatou que as três pessoas foram resgatadas pelos nadadores-salvadores da praia adjacente, praia dos Pescadores, tendo uma das vítimas sido retirada da água já em estado inconsciente.
O homem de 52 anos, de nacionalidade irlandesa, foi prontamente assistido pelos nadadores-salvadores que iniciaram as manobras de reanimação, até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e do INEM, que deram continuidade às manobras, mas sem sucesso. O óbito foi declarado no local, pelo médico do INEM, e após contacto com o Ministério Público, o corpo foi transportado pelos Bombeiros para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Portimão.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado.
Segundo o que foi possível apurar, o homem de 52 anos encontrava-se em dificuldades na água, tendo dois populares tentado resgatá-lo sem sucesso e ficando também em dificuldades.