O relatório divulgado esta semana confirma que o hospital de Faro cumpre os parâmetros de qualidade exigidos nas cinco dimensões avaliadas - excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação do utente -, sendo que num segundo nível de avaliação, sob a forma de rating, a unidade hospitalar alcançou uma posição de topo ao nível da «Focalização no utente», «Procedimentos de Segurança» e «Adequação e Conforto das instalações», onde obteve a classificação mais elevada.
No rating da dimensão «Excelência clínica», destacam-se ainda áreas de Ginecologia (histerectomias) e Ortopedia (correção cirúrgica da fratura proximal do fémur) que obtiveram igualmente notas máximas com um nível de qualidade III (o mais elevado).
Os resultados agora publicados abrangem 163 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos sectores público, privado e social e resultam da participação voluntária do hospital de Faro neste sistema de avaliação da qualidade dos serviços de saúde a nível nacional, confirmando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na melhoria contínua da qualidade e segurança dos cuidados prestados, num esforço permanente de implementar e cumprir as linhas orientadoras e boas práticas em saúde.
Por: Centro Hospitalar do Algarve | Unidade de Faro