No passado sábado, dia 09 de agosto, centenas de pessoas juntaram-se em Altura, para assistirem ao I Encontro Etnográfico Amendoeiras, organizado pela Associação Cultural Amendoeiras em Flor, com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Altura, Junta de Freguesia de Odeleite e Clube Recreativo Alturense.

Depois de um desfile Etnográfico, que percorreu a rua mais movimentada de Altura – a Rua da Alagoa, começaram as atuações. Em palco estiveram dois ranchos folclóricos – Rancho Folclórico Etnográfico Infantil da Carregueira e Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra – e três grupos etnográficos – Grupo Etnográfico Samora e o Passado, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha) e o anfitrião Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, que se estreou em público nessa noite.

Animação, boa disposição e o saudosismo inerente ao folclore português, carregado de usos, costumes e tradições regionais, marcaram este I Encontro Etnográfico em Altura, cujo êxito ditou a continuidade da iniciativa.

 

Por CM Castro Marim