I Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe
Com o tema «Pelos trilhos da memória», a primeira edição do WFSBN – Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe realiza-se de 7 a 9 de fevereiro de 2025, com dezenas atividades para todos os que apreciam o contacto com a natureza e as atividades ao ar livre.
A primeira edição do WFSBN pretende contribuir, em primeiro lugar, para a identificação, recuperação e preservação dos muitos trilhos centenários que salpicam todo o território da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, alguns deles já quase perdidos.
A recuperação destes trilhos inicia-se em 2005, com a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe a proceder, então, à limpeza gradual de alguns destes caminhos antigos. Em 2022, por iniciativa do presidente da Algarviana Team, Osvaldo Serro, a proposta de melhoria dos percursos pedestres da freguesia acaba por ser a segunda mais votada do Orçamento Participativo de Faro, conseguindo, assim, contribuir para o propósito da recuperação destes trilhos. Em 2023 este esforço acaba por traduzir-se na classificação de 129 caminhos vicinais, destinados ao trânsito rural e sem trânsito automóvel, como domínio público, culminando, em 2024, na homologação de 3 Pequenas Rotas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. 2024 é também o ano em que o Município de Faro delega na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe a limpeza das 3 Pequenas Rotas entretanto homologadas e que acabam por ser o ponto de partida para este primeiro festival.
Esta primeira edição convida todos os amantes das caminhadas e da natureza a virem descobrir estes trilhos de um tempo em que os caminhos se percorriam a pé ou com animais e em que eram a única via de comunicação das gentes que habitavam estes territórios.
É conhecida de todos a força da cultura popular da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, materializada, sobretudo na música e na poesia popular
- onde se destacam o acordeão e as tradicionais charolas - mas também na abundância de pedra que em tempos difíceis, quando o trabalho puramente manual obrigava a aguçar o engenho e a criatividade dos ofícios, foi a principal forma de subsistência de tantos homens e famílias.
São também as pedras que ainda hoje revelam alguns desses trilhos percorridos há centenas e centenas de anos, quando ainda nem se sonhava com a energia elétrica, e era com a ajuda de mulas e burros que se percorriam as distâncias mais longas.
São percursos que ainda revelam a beleza natural deste outro Algarve tantas vezes esquecido, enquadrados numa paisagem que tanto nos oferece a vista do mar ao longe, como a emersão nos campos onde reinam os aromas das plantas autóctones como o tomilho, o rosmaninho e o funcho, ou ainda a presença dos velhos moinhos que ainda resistem por estes montes.
Percorrer estes trilhos torna-se, assim, uma verdadeira experiência sensorial e uma oportunidade única de verdadeira conexão com a natureza e com a história e o património cultural deste território.
Muitas destas memórias e destes saberes continuam vivos neste território, e é em homenagem a esse património, material e imaterial, que nasce este festival.
Estendendo-se por três dias o programa do Festival inclui, para além das caminhadas – com diferentes níveis de dificuldade -, passeios temáticos, workshops, tertúlias, atividades para famílias, yoga, pilates, teatro comunitário, exposições, música e muitas outras surpresas.
O Festival terá início com um encontro/tertúlia dedicado aos grupos informais de caminhadas e contará com a moderação de José Paulo Gordinho, ao qual se seguirá uma caminhada noturna que juntará alguns destes grupos informais de caminhantes. A programação conta ainda, entre outras atividades, com o III Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago da região do Algarve, e um workshop orientado pelo farense Pedro Cuiça, autor do livro “Passo a passo – Manual de caminhada e trekking” e membro da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, O WFSBN, que passará a abrir a temporada anual do projeto Algarve Walking Season (AWS), é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e coorganizado com a Algarviana Team, a Associação Nexense e a Bifanas Team, com o apoio do Município de Faro. Conta ainda com a parceria de inúmeras associações e parceiros locais que viabilizam e dinamizam grande parte das atividades do festival.
O programa e as inscrições já estão disponíveis no site www.wfsbn.com e os interessados podem aceder ao Formulário de inscrições no seguinte
WFSBN