A Semana Santa, que teve início no passado Domingo de Ramos, 13 de abril, com a procissão e bênção dos ramos, como evocação da entrada de Jesus em Jerusalém, terá como ponto alto a celebração da Vigília Pascal no dia 19 de abril, na passagem de Sábado Santo para Domingo da Ressurreição.
Este acontecimento, que sustenta a sua fé, trata-se da celebração mais importante para os crentes em Jesus Cristo.
O mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo constitui para a Igreja universal o acontecimento que substancia e dá sentido ao seu plano de evangelização, dando prossecução ao mandato de Jesus.
A imersão no «coração» das celebrações pascais dá-se na Quinta-feira Santa (17 de abril) com o início do Tríduo Pascal, na Missa vespertina da Ceia do Senhor.
No Algarve, as celebrações de toda a Semana Santa multiplicam-se pelas cerca de 80 paróquias e vicariatos paroquiais, assumindo particular destaque as que ocorrem na catedral de Faro, por serem presididas pelo bispo da diocese, D. Manuel Quintas.
Consciente da necessidade de chegar ao maior número de fiéis que queiram participar nas celebrações da Semana Santa na região, não só os residentes, mas também tantos milhares de outras pessoas que nesta quadra aproveitam para visitar o Algarve, a diocese algarvia, através do seu Setor da Pastoral do Turismo, voltou a disponibilizar os horários das celebrações na totalidade das paróquias algarvias, informou o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg).
O GIDAlg recorda ainda que “entre as manifestações culturais e religiosas de maior destaque encontra-se a emblemática Festa das Tochas Floridas de São Brás de Alportel, que decorrerá no Domingo de Páscoa”.
“Esta celebração única, onde as ruas são decoradas com colchas nas janelas e tapetes de flores no chão, atrai anualmente milhares de visitantes, constituindo um dos momentos altos do turismo cultural e religioso da região. Igualmente significativa é a ‘Festa Pequena’ em honra da Mãe Soberana, em Loulé, também agendada para o Domingo de Páscoa, seguida pela ‘Festa Grande’ quinze dias depois, em honra de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade”, acrescenta a informação.
O Tríduo Pascal tem início na missa vespertina da ceia do Senhor de Quinta-feira Santa, prolongando-se pela Sexta-feira Santa e Sábado Santo com a Vigília Pascal, e consiste no conjunto de celebrações mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica, em que se assinala a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, culminando na Páscoa.
 
 
Folha do Domingo