Com o objetivo de divulgar a intervenção cultural da coletividade e potenciar o crescimento da modalidade no Algarve, a realização da prova, que terá lugar na Casa do Povo de Alte, será acompanhada por iniciativas culturais (peça de teatro com magusto comunitário e exposição de conjuntos artesanais de tabuleiros e peças de xadrez construídos por artesãos locais) e turísticas (mercadinho com produtos locais, visitas guiadas e caminhadas).
O torneio será disputado em sete jornadas, quatro no sábado e três no domingo, dispondo cada jogador de 15 minutos, com incremento de 10 segundos por lance, para terminar a partida, estando em jogo prémios monetários no valor global de € 1.000,00 e troféus elaborados pelas artesãs «da Torre». A arbitragem estará a cargo do Senhor Amadeu Solha Santos (Lisboa) e as inscrições podem ser efectuadas para o email geral.acalte@gmail.com ou no local, até ao início da prova.
Estão já garantidas as presenças da Candidata a Mestre Sara Monteiro, jogadora da Mata de Benfica (Lisboa) e habitual selecionada para a seleção nacional feminina, de João Pacheco (ADC Faro, atual campeão distrital absoluto em ritmo semi-rápido) e de António Martins (AC Alte, atual campeão distrital sub-16 em ritmo clássico), bem como de jogadores da Academia de Xadrez do Algarve e da Academia de Xadrez Portugal / Atlantidiagonal (Amadora). Mais informações em www.facebook.com/xadrezloule.
Por Torres de Loulé