O Club Farense recebeu na passada sexta-feira o grupo In Versus que assinalou 25 anos de atividade como cultores do fado, da canção e da guitarra de Coimbra no Algarve.
Com casa cheia, o grupo apresentou um reportório baseado numa primeira parte com temas de Luiz Goes e poemas do algarvio Leonel Neves sublinhando a importância que muitos algarvios tiveram ao longo do tempo na canção de Coimbra. Recordar que nomes como João de Deus, Manuel Teixeira Gomes, Tomás Cabreira, Emiliano da Costa e João Lúcio, entre outros. Numa segunda parte foram interpretados clássicos da canção de Coimbra recordando, por exemplo Adriano Correia de Oliveira e Zeca Afonso.
A presença de estudantes trajados confirma a inspiração académica deste grupo que levou a palco onze elementos que construíram a história do grupo de fados desde 1999: Rodrigo Beja, Victor Dias, Fábio Silva, David Correia, Carlos Matos, Henrique Guerra, João Pedro, Luís Sequeira, João Catarino, João Silva e Francisco Simões.
Marcaram presença elementos do grupo “Ecos de Coimbra” bem como membros da “Associação Filhos da Madrugada – Antigos alunos da Universidade de Coimbra”.
Entre histórias contadas de tantos anos de atividade foi vincada a influência do Dr. Jorge Gomes, mestre capaz de transmitir o que significou Artur Paredes e Edmundo Bettencourt para a guitarra e para o canto.
“Gostaríamos de trazer ainda mais jovens estudantes para a aprendizagem das cordas e do canto. Só assim poderemos manter as Monumentais Serenatas Académicas no Algarve com alunos da Universidade do Algarve.” Afirmou o Eng. Luís Sequeira, viola e antigo aluno da Universidade do Algarve.
Poderá seguir o grupo nas redes sociais e conhecer a sua sonoridade num próximo espetáculo de fados e guitarradas de Coimbra.
In Versus Fado