No dia 19 de julho de 2024, pelas 18h00, foi inaugurada a nova sede da Associação DOINA ALGARVE, localizada na Avenida 5 de Outubro, nº 76, em Almancil.

O evento contou com a presença de diversas entidades que diariamente apoiam a associação no seu trabalho de acolhimento e auxílio administrativo a migrantes de diversas nacionalidades e à comunidade em geral do concelho.

Entre os presentes, destacaram-se o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, a Vereadora Ana Machado, o Presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Carlos Silva Gomes, o Presidente da Junta de Freguesia de Almancil, Joaquim Pinheiro, representantes da AIMA, Sergio Albu e Gonçalo Carneiro, a Coordenadora do IEFP de Loulé, Anabela Marcos, o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Almancil, Maria Rosário Militão, Dora Olival em representação da ASCA, entre outros elementos do corpo docente e diversos convidados.

A associação destaca-se pelos projetos desenvolvidos, como o Projeto Mud@ki, destinado a crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos em situação de vulnerabilidade social. Este projeto, gerido pela Doina – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve e promovido pela Junta de Freguesia de Almancil, já está na sua 9ª edição e atende diariamente 70 crianças e suas famílias, com mais 50 inscritos que não participam diariamente. As atividades incluem ocupação de tempos livres, apoio ao estudo, literacia digital, consultas de psicologia, sessões de coaching, orientação profissional, atividades desportivas e artísticas, voluntariado e programas de férias escolares.

Outro projeto importante é o Gabinete de Inserção Profissional Imigrante, que apoia 200 participantes a nível regional e nacional. Este gabinete resulta de uma parceria entre a Associação, o IEFP e a AIMA, e oferece atendimento presencial e online para ajudar os participantes na procura de emprego, elaboração de currículos e cartas de apresentação, captação e análise de ofertas de emprego, sessões de grupo e individuais, definição de metas e objetivos, e procura constante de novos parceiros e empresas.

Além disso, a associação conta com o GAMigrantes e o GAM Refugiado Ucraniano – Gabinete de Apoio aos Migrantes, que assiste mais de 300 beneficiários por ano em processos documentais, pedidos de manifestação de interesse, autorizações de residência, reagrupamento familiar, pedidos de nacionalidade, equivalência escolar, e apoio social.

A Associação Doina Algarve, com estatuto de utilidade pública desde 2008, já criou condições para mais de 16.000 beneficiários ao longo dos seus 17 anos de existência, recebendo mais de 40.000 visitantes.

A inauguração foi marcada por um ambiente festivo, com a presença de músicos de várias nacionalidades, danças, momentos de poesia, gastronomia típica e muitos amigos, celebrando assim o trabalho e a dedicação da associação para com a comunidade.