Lançados pela Associação Maratona da Saúde, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), estes prémios visam promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina, atribuindo, na sua primeira edição, um prémio total de 100 mil euros dividido por quatro investigadores com projetos dedicados ao cancro.
A investigadora da UAlg, Ana Teresa Maia, foi distinguida com o projeto «Unveiling the Cis-Regulation at the Centre of Breast Cancer Susceptibility», com o qual pretende compreender a origem genética do cancro da mama, identificando novos marcadores de risco, os mecanismos biológicos pelos quais atuam e avaliando a predisposição de cada mulher para esta doença em busca de pistas biológicas para desenvolver novas terapias preventivas. No seu trabalho preliminar, a investigadora já identificou polimorfismos que poderão ser os causadores do risco aumentado deste tipo de cancro.
Já o investigador Pedro Castelo-Branco destacou-se com o projeto «Diagnostic, prognostic and therapeutic implications of THOR (Tert Hypermethylated Oncologic Region) in breast cancer», através do qual descobriu que uma região específica na enzima telomerase, que é responsável pela capacidade da doença cancerígena progredir e recorrer, apresenta um padrão DNA específico para o cancro. Como esta região é tão única, pode ser usada como detetora de células cancerígenas, ajudando os médicos a identificar os tumores malignos e os benignos. Assim, o grande objetivo deste projeto é aplicar a descoberta no desenvolvimento de um método não invasivo para a deteção do cancro da mama, auxiliando os médicos na escolha do momento e tratamento certos para pacientes com doenças malignas na mama.
Sobre a Maratona da Saúde 2015:
Com o lema “Juntos vamos vencer a Diabetes”, a nova edição dos Prémios Maratona da Saúde pretende, através de donativos, angariar fundos para financiar, em 2016, investigações na área da Diabetes. Para fazer o seu donativo ligue 760 20 60 90 (0,60€ + IVA) ou faça uma transferência bancária para:
Nº de conta: 0413 044189 730
NIB: 0035 0413 00044189 730 73
IBAN: PT50 0035 0413 00044189 730 73
Por UALG