Esta é uma das intervenções definidas pela IP como prioritárias a realizar na EN125, que será executada ao longo do troço entre Olhão e Vila Real de Santo António, tendo em vista o incremento das condições de fluidez e de segurança da circulação rodoviária e pedonal, dotando a EN125 de um elevado nível de serviço de qualidade, consentâneo com uma região de turismo de excelência como é atualmente o Algarve.
O traçado proposto como alternativa à EN125 em Olhão foi consensualizado entre a IP e a Autarquia e representa uma solução que assegurará uma forte melhoria na mobilidade e a coesão do tecido urbano, visando ultrapassar as questões ambientais observadas pela APA em anteriores estudos desenvolvidos pela subconcessionária RAL.
O projeto desta variante prevê uma extensão de cerca de seis quilómetros, uma via por sentido e aproveitará diversos troços municipais existentes. Ao longo deste traçado serão construídas sete rotundas em articulação com a rede viária local garantindo, deste modo, a melhoria da mobilidade urbana e da acessibilidade ao Porto de Olhão, facilitando a circulação de passageiros e mercadorias.
O investimento estimado para a construção da variante de Olhão é de cerca de 5 milhões de euros.
Por: IP