Depois de uma primeira edição de grande sucesso, que juntou centenas de pessoas um pouco por todo o país, o Ipatimup volta a sair dos laboratórios e dos consultórios dos hospitais para falar com a população sobre os mais recentes avanços científicos e médicos na área do cancro.
De 19 de janeiro a 23 de março de 2023, em seis capitais de distrito, alguns dos melhores especialistas locais e do Ipatimup vão falar sobre cancros de grande relevância: pulmão, mama, cólon, próstata, pele e tumores pediátricos.
 
Numa altura em que os constrangimentos orçamentais e a pandemia ainda se fazemsentir ao nível das doenças oncológicas, com impacto quer no aumento da mortalidade quer no número de casos diagnosticados tardiamente, o Ipatimup inicia este novo ciclo de sessões quinzenais sobre literacia de cancro com os mesmos objetivos da primeira edição: informar sobre as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar discussão.
 
À iniciativa juntam-se novamente alguns dos melhores especialistas nacionais, com destaque para a presença em todas as sessões do Prof. Manuel Sobrinho Simões. Desta vez, contamos também com participação do reconhecido ator Jorge Serafim que, através de contos populares e algum humor, humanizará o tema.
 
A primeira sessão, sobre tumores pediátricos, realiza-se no Porto, a 19 de janeiro, e a segunda, sobre diagnóstico e tratamento da próstata, será a 9 de fevereiro, em Braga.
 
Segue-se uma sessão sobre cancro do pulmão, em Coimbra, sobre cancro da mama, no Funchal, cancro da pele, em Vila Real, e cancro do cólon, em Évora.
 
Com estas sessões, explica José Carlos Machado, membro da Direção do Ipatimup, “procuramos desconstruir alguns dogmas associados ao cancro. É verdade que é uma doença que, por ano, mata mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 28 mil em Portugal, mas o seu diagnóstico está longe de constituir uma sentença de morte.
 
Na verdade, o diagnóstico precoce e a evolução no tratamento colocam-nos hoje numa situação em que a mortalidade associada ao cancro é inferior a 50%. Estas sessões destinam-se a todos os cidadãos, pois todos corremos o risco de desenvolver cancro, ese há uma coisa que aprendemos é que um doente com cancro bem informado é um doente mais bem tratado”.
 
«Tratar o cancro por tu» estará, assim, ao alcance de todos. Cada uma das seis sessões dará origem a um podcast na Antena1, que estará disponível na RTP PLAY, bem como nas várias plataformas de «streaming».
 
Os eventos realizam-se em parceria com a Antena1, a RTP2 e a Roche Foundation Medicine e contam também com o apoio da Merck.
 
Calendário das sessões:
 
19 de janeiro - 18h30 - Diagnóstico e Tratamento - Tumores Pediátricos – Porto, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
 
09 de fevereiro - 18h30 - Diagnóstico e Tratamento - Próstata – Braga, Auditório do Centro de Juventude
 
16 de fevereiro – 18h30 - Diagnóstico e Tratamento - Pulmão – Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
 
02 de março – 18h30 - Diagnóstico e Tratamento - Mama – Funchal, Auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira
 
16 de março – 18h30 - Diagnóstico e Tratamento - Pele - Vila Real, Auditório do Teatro Municipal
 
23 de março – 18h30 - Diagnóstico e Tratamento - Cólon - Évora, Universidade de Évora, Auditório do Colégio do Espírito Santo Ipatimup