Até 31 de março, os contribuintes podem consultar, confirmar os valores das deduções à coleta e reclamar, se for caso disso.

Já é possível consultar no Portal das Finanças a lista de todas as despesas que o Fisco irá contabilizar para fins de dedução à coleta de IRS, referentes a 2021. Os contribuintes devem consultar e verificar os valores, e reclamar se os montantes não estiverem corretos. O prazo termina no final do mês, a 31 de março de 2022.

Na área pessoal do IRS, os contribuintes podem verificar qual o montante das despesas em cada categoria. Os gastos vão aparecer organizados, por cores, em seis grupos: despesas gerais familiares; saúde e seguros de saúde; educação e formação; encargos com imóveis; encargos com lares; e exigência de fatura. Em cada um deles aparece o montante de despesas e o respetivo valor da dedução.           

Se os valores estiverem certos, não será necessário fazer nada. Se existirem incorreções, é aconselhado reclamar, mas apenas para os casos das despesas gerais familiares e das despesas com benefício de IVA pela exigência de fatura.

No caso das restantes despesas, como saúde, educação, lares e habitação, será mais esperar pelo momento da entrega da declaração anual do IRS, que acontece entre 1 de abril e 30 de junho de 2022. Nessa altura, os contribuintes deverão rejeitar a importação automática dos valores presentes no e-fatura e preencher manualmente esses campos, para corrigir os erros.

Recorde-se que até dia 31 de março também se pode comunicar a que entidade se pretende consignar o IRS, IVA ou ambos.

 

Por: Idealista