Ivo Oliveira terminou nesta segunda-feira a participação no concurso de omnium do Campeonato do Mundo de Pista para juniores, que se disputa em Gwang Myeong, Coreia do Sul, na 11.ª posição.

A prestação do corredor português foi claramente afetada pela aparatosa queda sofrida, ontem, na corrida de eliminação, terceira das seis provas que compõem o omnium. Na altura, Ivo Oliveira ocupava o quinto lugar da geral, apenas a quatro pontos da liderança. A queda impediu-o de ganhar pontos na eliminação e deixou marcas físicas que se refletiram nas três corridas finais.

Ivo Oliveira, que, no mês passado conquistou a medalha de bronze no Europeu, não foi além do 11.º lugar, com 118 pontos. O vencedor foi o dinamarquês Casper Pedersen, com 200. O segundo foi o australiano Sam Welsford, com 181 pontos, e o terceiro o coreano Jihun Kim, com 175.

“O Ivo fez os possíveis para se defender, mas apresentou-se bastante combalido, com as mazelas da queda da véspera. Deu o máximo, mas não conseguiu aplicar a sua potência máxima”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Portugal encerra a participação no Campeonato do Mundo nesta terça-feira, com a dupla Ivo Oliveira e Rui Oliveira a competir na disciplina de madison, cuja final direta está marcada para as 9h30 (hora portuguesa).

A presença de Portugal neste Campeonato do Mundo fica marcada pelo título mundial de perseguição, conquistado por Ivo Oliveira, e pela medalha de bronze conseguida pelo irmão gémeo, Rui Oliveira, em scratch.

 

Por UVP-FPC