O 58.º Circuito de Santo António foi palco do epílogo da Taça de Portugal de Juniores. Os 86 quilómetros foram corridos a alta velocidade (média de 41,1 km/h), mas foi um numeroso pelotão que discutiu os primeiros postos, com duas quedas, nos últimos 200 metros, a marcarem o final da competição.
Ivo Oliveira fez o que lhe competia para tentar desalojar Tiago Antunes do topo da geral da Taça, vencendo a prova ao sprint, ao cabo de 2h05m33s. O colega de equipa Pedro Preto conseguiu a segunda posição, “roubando” pontos aos adversários, mas Tiago Antunes também esteve ao melhor nível, colocando-se no terceiro lugar, o que lhe valeu a conquista da Taça de Portugal Liberty Seguros no primeiro ano na categoria júnior.
Nas contas finais do troféu de regularidade, Tiago Antunes terminou com 305 pontos, apenas mais cinco do que Ivo Oliveira.
Os famalicenses da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho ganharam por equipas, mas a geral coletiva da Taça de Portugal Liberty Seguros foi para a formação da Bairrada, que hoje ultrapassou o CC José Maria Nicolau.
Classificação
58.º Circuito de Santo António
1.º Ivo Oliveira (Bairrada), 2h05m33s
2.º Pedro Preto (Bairrada), mt
3.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), mt
4.º Hélder Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), mt
5.º João Pereira (EC Carlos Carvalho), mt
6.º António Barradas (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulact), mt
7.º Bruno Machado (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulact), mt
8.º Emanuel Rodrigues (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), mt
9.º José Silva (EC Carlos Carvalho), mt
10.º Filipe Rocha (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
Por: União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo