A vila de Ferragudo, em pleno concelho de Lagoa, voltou a receber no passado fim-de-semana, 6 e 7 de agosto, uma etapa da principal prova do calendário nacional.

Foram 24 as duplas, nomeadamente 48 atletas, um recorde absoluto de participações, provenientes de norte a sul do país, com a presença ainda de seis duplas provenientes de Espanha, algumas das figuras mais conhecidas da modalidade, que evoluíram e deram espetáculo no areal da magnifica e paradisíaca Praia Grande, durante os dois dias de prova.

O evento teve o seu início no sábado (6 Agosto), pelas 14h00, com as equipas a evoluírem e a discutir o apuramento divididas em seis grupos. Numa primeira fase estiveram em prova as oito duplas menos cotadas no ranking a discutir os 4 lugares de acesso aos 16 avos de final. As restantes dezasseis duplas, as mais cotadas, iniciaram a sua participação seguidamente, com as primeiras classificadas de cada grupo a apurarem-se diretamente para os Quartos de Final.

O segundo e derradeiro dia da etapa, domingo, 7 de Agosto, teve o seu início logo pela manhã, pelas 10h00, com 16 equipas a medirem forças em busca das derradeiras 4 vagas nos Quartos-de-Final. A prova prosseguiu a partir das 14h30 já só com os 8 finalistas em prova e 4 jogos em agenda que deixavam antever uma tarde plena de espetáculo e animação. Em resultados dos jogos disputados, Jaime Costo/Edu Escalante (Beach Arena), Ruben Santos/Pedro Sales (Estoril Praia), Filipe Santos/Beto (CD Póvoa) e Tiago Maio/Bonga (CD Póvoa) saíram vitoriosos dos seus desafios e conquistaram desde logo um lugar nas Meias Finais.

Em resultado dos 2 jogos correspondentes às Meias-Finais, enquanto no primeiro, Jaime Costo/Edu Escalante não deram quaisquer hipóteses a Ruben Santos/Pedro Sales, vencendo em 2 sets sem resposta (15x10 e 15x8), no segundo Tiago Maio/Bonga tiveram de suar e bastante para levarem de vencidos os seus compatriotas da Póvoa de Varzim, Filipe Santos/Beto, vencendo com os parciais de 15x12, 14x16 e 15x11.

Num excelente ambiente e animação, chegou-se à discussão da grande Final da etapa. Um duelo luso ibérico com a dupla espanhola composta por Jaime Costo/Edu Escalante a chegar fisicamente menos desgastada, comparativamente à dupla lusa composta por Tiago Maio/Bonga que tiveram de fazer ‘horas extra’ na Meia-Final. Inicio de jogo pautado por muito equilíbrio e muitas e boas jogadas que iam deliciando o público que esgotou por completo o recinto, fechando a dupla espanhola o 1º set na frente por 18x15. Sem qualquer margem para novo deslize, Tiago Maio/Bonga empolgados pelo apoio do público e com um maior equilíbrio no seu jogo respondem da melhor forma e vencem o 2º set por 18x13 levando o jogo para a ‘negra’. O terceiro e decisivo set acabou por confirmar todo o potencial da dupla espanhola que fechou o derradeiro set em 18x13 e desta forma consagrou-se desde logo a grande vencedora da prova.

O campeonato prossegue nos dias 20 e 21 de agosto com a cidade de Albufeira, nomeadamente a Praia dos Pescadores a acolher a 5ª etapa desta que é a 11ª edição da principal prova do calendário nacional.

Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa, Junta de Freguesia de Ferragudo, Jornal A Bola, A Bola TV, Benecar, assim como outros parceiros locais.

 

Por FNFV