O coração da iniciativa:
Lideradas por Lurdes Rafael e Vanda Gil, e com o apoio de Noélia Lourenço, Clotilde de Sousa e Joaquina Valente, estas mulheres dedicadas criam manualmente polvinhos, gorros e botinhas de croché, que são depois entregues a serviços de neonatologia de hospitais algarvios.
Lurdes Rafael disse que “organizámos este jantar para mais uma angariação de fundos para a Associação Nascer Prematuro. As pessoas podem contribuir para esta causa através da compra dos artigos que fazemos ou através de donativos”, acrescentando: “A maior parte das pessoas que estão aqui já conhecem o projeto. Começámos, primeiramente, com o projeto dos polvinhos, seguidamente entraram as botinhas e os gorrinhos. Estes artigos são entregues ao Hospital de Faro – Serviço de Neonatologia, destinados aos Bebés Prematuros”.
“Estas iniciativas servem para arranjarmos verba para podermos comprar linhas e enchimento anti-alérgico, são materiais que têm de ser esterilizados, pois estão em contacto com a pele do bebé e são materiais caros. O produto final conseguido através das vendas e donativos tem sido entregue à Enf. Elsa Silva, da Nascer Prematuro – Associação Portuguesa de Pais de Bebés Prematuros”.
“Nós começámos a trabalhar para o Hospital de Faro através da Nascer Prematuro porque tudo o que fazemos: gorros, botinhas e polvinhos de croche entregamos à Nascer Prematuro, que depois faz a divisão para outros hospitais. Neste momento, já consegue distribuir para Faro para as Gambelas e também para o Hospital de Beja. O nosso objetivo é procurar chegar cada vez a mais locais”.
Vanda Gil complementou: “quem quiser contribuir, nós temos uma caixinha, que vai circular, para cada um contribuir de acordo com a forma que achar melhor. Quem quiser comprar, temos aqui muitos artigos feitos à mão para angariação de fundos. Fico feliz pela vossa presença e pela vossa ajuda, sem a qual nada disto seria possível. É ajudando-se uns aos outros que as coisas funcionam e têm o seu percurso e o nosso percurso é este. Obrigado a todos”.
Uma noite de emoção e partilha:
O jantar, animado gratuitamente por Rui Jacinto (Ruka), contou com momentos de pura alegria, incluindo um “pezinho de dança” e a sempre cativante coreografia ao som de “Apita o Comboio” e a certeza de que, unindo esforços, se faz a diferença na vida de quem mais precisa.
Como continuar a apoiar:
Quem quiser contribuir para esta causa pode:
• Adquirir os artigos artesanais do grupo
• Fazer donativos diretos
• Divulgar e participar em próximas iniciativas
Porque cada bebé merece um começo de vida com amor e cuidado.
Juntos, fazemos a diferença ponto a ponto, gesto a gesto.
Jorge Matos Dias