José A.C Nascimento, jovem algarvio de Loulé, marcou presença, na qualidade de convidado de honra na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa (AEGBL), no passado dia 04 de dezembro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Nas palavras do mesmo, "desde sempre lutei pela aproximação e integração dos estudantes não só nacionais, como também internacionais (por norma dentro dos programas ERASMUS ou acordos institucionais), participando e ajudando a promover diversas iniciativas, nos tempos em que fui Presidente da Direção da AAIPBeja, como é o caso do projeto Criolofonia e as comemorações do Dia Mundial de África".

Deste modo, acrescenta o algarvio, "foi com grande gosto e entusiasmo aceite o convite por parte do atualmente empossado Presidente da Direção da AEGBL, o Dr. Ceta Wagna Tchuda, para participar neste momento solene, pois acredito que associações como esta são fundamentais para uma devida representação e defesa dos interesses de quem o devem fazer de acordo com os seus estatutos e como mencionei em primeiro lugar, reforçar a aproximação e integração dos estudantes provenientes dos mais distintos países, acredito no Dr. Ceta e em toda a equipa que o mesmo lidera, pode contar comigo para o que for necessário.”

Ainda na mesma Assembleia Geral, juntaram-se ao louletano outros ilustres convidados, a Dra. Ana Semedo, representante da embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, o Dr. Sergiu Albu e a Dra. Isadora Orsini, representantes do Alto Comissariado para as Migrações, a Dra. Antonieta Rosa Gomes, antiga Ministra da Justiça e Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional na Guiné-Bissau e o Professor Doutor, Emílio Kafft Kosta.  

No fim do dia, existiu um momento cultural de animação proporcionado pelos artistas, Djidi de Malaica, Menina Neia, Makina Motor e Sadjo Djolo.

Na foto(da esq. para dir.): Dra. Isadora, Dr. Sergiu, Dra. Antonieta, Dr. José Nascimento, Dr. Ceta, Dra. Ana Semedo, Dr. Kafft e o Dr. Nicandro Gomes (Presidente Cessante da Direcção da AEGBL)