O concurso promovido pela Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais (APTERN) com o apoio da Direção-Geral da Educação é dirigido a alunos do 3º ciclo do ensino básico, ensino secundário e profissional que trabalham conceitos fundamentais relacionados com o património natural português, promovendo a sua apropriação identitária e emocional em termos de áreas naturais de proximidade.
Maria Seguro, de apenas 14 anos, juntamente com mais quatro jovens, empenhou o seu talento, criatividade, capacidade de iniciativa e consciência ambiental na criação do filme “Ponta Delgada, a Música da Terra”.
Por iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, o resultado deste projeto tão importante que promove a urgente religação da sociedade com a Natureza, na aposta certa dos jovens, já foi apresentado aos jovens do concelho, numa sessão que decorreu na Escola Poeta Bernardo de Passos; e posteriormente a toda a comunidade, numa sessão que teve lugar na Galeria Municipal, a 19 de outubro.
Reconhecendo o trabalho e o mérito destes jovens, e em partícula da jovem aluna, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, o executivo municipal aprovou o voto de louvor entregue a Maria Seguro. Distinção de reconhecimento não só resultado alcançado e que dignifica o município e a comunidade são-brasense, mas também pelo exemplo de cidadania ativa e de participação na vida da comunidade desta jovem que deve constituir exemplo e incentivo para os demais.