O Porto de Sines recebeu uma comitiva de jovens empresários de Fortaleza, liderada pelo Deputado Estadual do Ceará, Carmelo Leão Neto, numa promoção conjunta da aicep Global Parques, APS e da plataforma Portuária, Industrial e Logística de Sines, com o intuito de conhecer esta infraestrutura portuária.

O Porto de Sines apresentou as potencialidades do mercado sul americano, em especial do Brasil, com quem já tem uma ligação semanal direta de carga contentorizada.

O Porto e Complexo Industrial do Pecém, no Ceará, assume a maior importância e tem muitas características semelhantes a Sines, nomeadamente pela interligação das envolventes portuária e industrial, bem como na tipologia de cargas movimentadas. Na retaguarda, dispõem de uma área de cerca de 17 mil hectares para atividades industriais.

O mercado sul americano apresenta grande potencial para o Porto de Sines, tanto nas exportações como na possibilidade de instalação de unidades brasileiras em Sines, beneficiando estas de localização em solo europeu.