Dessa forma, reitera a Comissão Política Distrital da JSD, pretendemos identificar as principais dificuldades, anseios e principalmente conseguir compilar contributos dessas associações algarvias no que diz respeito ao Associativismo Juvenil.
Se, até à data de hoje, o «Roteiro do Associativismo Juvenil» já havia reunido com a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e também com a Associação Algarve Jovem (AAJ), no passado dia 10 de maio, a JSD/Algarve, contando com a presença da Comissão Política Concelhia da JSD/Olhão, reuniu com a Associação Movimento Juvenil em Olhão - MOJU.
Dando sequência à 1ª fase deste projeto da JSD, no encontro de trabalho desta semana que decorreu na cidade de Olhão, foram abordadas questões e problemáticas transversais à região algarvia, de entre as quais destacamos a preocupação relativa às bolsas de ação social no Ensino Superior, a efetiva revisão da Lei do Associativismo, os necessários apoios do Estado através dos programas de incentivo à juventude e, naturalmente, a preocupante e escassa participação cívica regional.
Constatámos ainda que, também a direção da MOJU, reitera a opinião das demais Associações Juvenis algarvias que já auscultámos até à data sobre estas matérias.
Nas próximas semanas, a JSD/Algarve estará presente no barlavento algarvio tendo já agendadas diversas reuniões com novas associações juvenis provenientes da zona mais ocidental do distrito.
Relembramos que este «Roteiro do Associativismo Juvenil» irá culminar, na designada 2ª fase, com a realização de um debate global que contará com a presença de todas as associações envolvidas, estimulando o trabalho conjunto de forma pública, transparente e responsável em torno das soluções que devem ser apresentadas às entidades competentes e que visem enriquecer e melhorar o estado do Associativismo Juvenil do Algarve.
A JSD/Algarve entende que esta forma de fazer política, com proximidade, é o caminho mais acertado para incentivar o envolvimento das associações regionais nas decisões, construindo assim um futuro com uma juventude algarvia mais participativa e interessada.
Por: JSD/Algarve