No passado dia 5 de novembro, a JSD Loulé tomou a iniciativa e avançou com a sua parte do projeto «Loulé Adapta – Mobilidade Urbana», ao inaugurar o 1º Metro de Ciclovia da Cidade, algo que ainda não existia até aqui.

O Executivo da Câmara Municipal de Loulé mostrou mais uma vez falta de visão no planeamento dos seus projetos. Ao iniciar um projeto relacionado com mobilidade urbana e onde se assume o “Compromisso com a Bicicleta”, não é normal não se começar por se criar condições para tal, ou seja, a CML iniciou mais um projeto pelo telhado. Criou várias infraestruturas para bicicletas nas escolas e na cidade, entregou várias bicicletas para empréstimo, mas esqueceu-se de criar condições para os alunos ciclistas, e não só, poderem andar de bicicleta em segurança.

A JSD Loulé não entende como uma estrutura como a CML pode falhar num campo tão importante como a segurança dos jovens louletanos. É fundamental a criação urgente de uma Ciclovia na Cidade para que todos os ciclistas e fundamentalmente os alunos louletanos possam circular com as suas bicicletas em máxima segurança. E não é uma via partilhada na Avenida Costa Mealha, criada à pressa, que vai trazer condições para se circular de bicicleta por Loulé.

Desta forma a Jota Louletana decidiu avançar e criar o 1º Metro desta Ciclovia, de forma a sensibilizar os órgãos autárquicos para a continuação da mesma, uma vez que já foi inaugurada. Pedimos encarecidamente ao Executivo Camarário que num próximo projeto relacionado com os jovens da cidade se tenha mais atenção e visão para os pormenores que podem fazer a diferença na vida humana.

 

Por Comissão Política da JSD Loulé