A Sociedade de Instrução e Recreio Messinense (SIRM) acolhe no próximo dia 15 de abril, pelas 21h30, a 3.ª sessão do ciclo de divulgação artística «O Algarve pelo Caleidoscópio». A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, tem entrada livre.

O serão será composto por um concerto com o guitarrista peruano Juan León, radicado em Portugal há vários anos e contará, como habitualmente, com breves apontamentos sobre a literatura, património e gastronomia algarvios, com o objetivo de dar a conhecer as tradições, vida e imaginário da região, em momentos animados e que permitam despertar a curiosidade dos participantes.

De referir que, este conjunto de sessões visa também e sobretudo, a descentralização cultural e dotar as freguesias de experiências neste âmbito que vão ao encontro das suas curiosidades, fazendo uma transição harmoniosa do saber das populações locais, para o conhecimento científico e/ou mais erudito acerca do Algarve, contrariando desta forma as tendências de massificação, em detrimento das memórias e especificidades locais.

As sessões contarão, também, com tradução para inglês e o público terá a oportunidade de adquirir algumas das mais importantes obras sobre a cozinha típica algarvia.

 

PROGRAMA DO CICLO DE DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA “O ALGARVE PELO CALEIDOSCÓPIO”

13 de maio – Ricardo Martins - Edifício da Junta de Freguesia de Tunes

10 de junho – Helena Madeira - Centro Paroquial de Pêra

30 de setembro – Grupo Coral Adágio - Serrano Futebol Clube – Assoc. Desportiva e Cultural (S. Marcos da Serra)

14 de outubro – Orquestra Clássica do Sul – Igreja de Alcantarilha

11 de novembro - Grupo Coral Ideias do Levante - Edifício da Junta de União de Freguesia de Algoz

9 de dezembro – Grupo Coral de Lagos - Igreja de S. Bartolomeu de Messines

 

Por: CM Silves