JÚLIO ANTÃO EXPÕE «A.R.T.E.» NA GALERIA MUNICIPAL JOÃO BAILOTE, EM ALBUFEIRA

A Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira, acolhe a partir de sábado, 9 de agosto, pelas 15h30, a exposição «A.R.T.E.», do artista plástico Júlio Antão, natural de Albufeira.
A mostra, com curadoria do Professor António Costa Valente, da Universidade do Algarve, estará patente até ao próximo 6 de setembro de 2025.
Júlio Antão, que recentemente foi distinguido com o primeiro prémio da Bienal “Cores e Formas dos Nossos Artistas”, apresenta agora ao público uma nova proposta artística onde reflete, de forma crítica e sensível, sobre o conceito e a função da arte na sociedade contemporânea. A exposição “A.R.T.E.” não é apenas uma mostra de obras visuais, mas também uma interpelação direta ao espectador.
Segundo o texto curatorial de António Costa Valente, “a proposta de Júlio Antão é um manifesto de resistência e de intervenção artística perante os caminhos da globalização que, mais do que democratizar a arte, impuseram um padrão de superficialidade e consumo rápido”. O curador acrescenta ainda que “A.R.T.E.” é uma chamada de atenção – provocadora e poética – para o que a arte pode e deve ser: pensamento, confronto, criação, libertação.”
O percurso de Júlio Antão tem vindo a afirmar-se pela sua forte ligação ao território, à identidade e à experimentação artística. Com uma linguagem visual própria e uma abordagem multidisciplinar, o artista convida o público a participar ativamente na leitura das suas obras, questionando o óbvio e valorizando o processo criativo.
Sendo membro fundador e Presidente até 2023 da PAS – Peace and Art Society (Portugal) e membro honorário da Gogyoshi Art Project International (Holanda), bem como co-curador executivo das exposições GAPI em Portugal e Espanha, é também presidente honorário no Art Committee of International Culture & Arts Federation (Coreia do Sul) e membro honorário da Nigde Fine Arts Association (Turquia), tendo sido igualmente membro da ArtNations (Alemanha).
Nos últimos anos expôs o seu trabalho em vários países da Europa, América e Ásia.
A inauguração contará com a presença do artista e do curador, sendo uma excelente oportunidade para o público conhecer de perto o trabalho de um dos nomes mais promissores das artes visuais da região algarvia.
A entrada é livre, e a exposição pode ser visitada no horário habitual da Galeria Municipal João Bailote, um espaço cultural de referência no concelho de Albufeira.
Por: DEBATEVOLUTION Associação