O recinto dos Quartéis, em Moura, será palco, no próximo dia 3 de abril, a partir das 10h30, da Cerimónia de Juramento de Bandeira do primeiro Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2025.
O evento contará com a presença das mais altas entidades civis e militares da região, presenciando e relevando o compromisso solene destes soldados-recruta para com a Pátria.
Sequência da Cerimónia:
1. Honras regulamentares prestadas pelas Forças em parada à Alta Entidade que preside à cerimónia;
2. Homenagem aos combatentes mortos;
3. Integração do Estandarte Nacional na formatura;
4. Alocução alusiva à cerimónia pelo Exmo. Comandante do Regimento de Infantaria N.º 1, Coronel de Infantaria Fernando Jorge Fonseca Rijo;
5. Entrega de prémio e diploma ao Soldado-Recruta que mais se destacou durante a Instrução Básica, reconhecendo o mérito e dedicação demonstrados na Instrução Básica;
6. Leitura dos deveres militares;
7. Ato solene do Juramento de Bandeira, no qual 35 Soldados Recrutas assumirão publicamente o compromisso de defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida;
8. Imposição de boinas aos Soldados Graduados;
9. Entrega de condecorações a antigos combatentes no Ultramar e a militares do Regimento de Infantaria N.º 1, em reconhecimento pelo seu serviço e dedicação ao país;
10. Desfile das Forças em parada e dos antigos combatentes perante o Estandarte Nacional.
A cerimónia representa um momento solene e simbólico na vida dos militares, marcando o compromisso formal dos soldados-recruta com a defesa da Pátria, representa não apenas a continuidade das tradições militares, mas também a valorização dos princípios e valores do Exército, nomeadamente; de lealdade, honra, disponibilidade, disciplina e coragem que caracterizam o serviço à Nação.
Breve Síntese Histórica do Regimento de Infantaria N.º 1:
O Regimento de Infantaria N.º 1 tem as suas origens históricas em 1648, como o Terço da Junta do Comércio. Ao longo dos séculos, foi designado como Regimento de Infantaria de Lippe, em homenagem ao Conde de Lippe, que desempenhou um papel fundamental na reorganização do Exército Português no século XVIII.
Este regimento esteve aquartelado em diversas localidades, incluindo Lisboa, Amadora, Queluz, Serra da Carregueira e Tavira, encontrando-se atualmente instalado na cidade de Beja, no Quartel do Vale do Aguilhão, com um Destacamento em Tavira, no Quartel da Atalaia.
O Regimento de Infantaria N.º 1 celebra o seu dia comemorativo a 27 de setembro, data que assinala a Batalha do Buçaco, onde as tropas portuguesas e britânicas enfrentaram as forças napoleónicas com grande bravura.
No contexto das campanhas ultramarinas, aprontou diversas forças militares, contribuindo significativamente para as operações do Exército Português.
Atualmente, o Regimento tem como missão essencial a formação e preparação de forças operacionais para defesa do território nacional e para o cumprimento de compromissos internacionais.
