Foram várias as atividades promovidas pelo Município de Lagoa, ao longo de cinco dias, desde os percursos interpretativos de Exploração da Biodiversidade Biológica de habitats de tempos atuais e antigos e da Geodiversidade local, que contaram com cerca de 90 participantes e com a presença do Professor e Geólogo, Francisco Lopes, da GeoWalks&Talks.
Nas plataformas de videoconferência, foi realizada a Formação on-line em Ilustração Científica, em que vários formandos, de diversas regiões do país, orientados pela formadora e artista plástica Ana Rita Afonso, puderam interagir, tirar dúvidas, adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, e descobrir a ilustração científica como a arte de representação da natureza que articula saberes das artes plásticas e das ciências.
Para além das formações online e presenciais, percursos exploratórios e uma oficina de macroinvertebrados bentónicos, a presente Semana celebrou ainda o Dia Europeu dos Parques, no dia 24 de maio, assim como a parceria entre o Município de Lagoa do Algarve e o Município de Lagoa dos Açores, no dia 26 de maio.
Dos participantes que marcaram presença nas atividades promovidas há que destacar a forte presença da comunidade docente, a nível individual, das escolas e Centros de Formação, a nível das escolas e instituições de formação.
Celebrado no dia 22 de maio, com o objetivo de alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, na sequência da adoção da Convenção da Diversidade Biológica.
Desde 2018 que o Município de Lagoa tem apostado em diversas atividades de Educação Ambiental e de formação com o objetivo de dar a conhecer a Biodiversidade existente no seu território e ajudar a protege-la.