O Comando Territorial de Faro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Silves, ontem, dia 10 de junho, resgatou uma cria de falcão (Falco tinnunculus), no concelho de Lagoa.

Na sequência de um alerta a dar conta de uma cria de falcão na Praia dos Caneiros, os elementos do NPA deslocaram-se para o local e efetuaram a sua recolha. Aparentemente o espécime tinha caído do seu ninho e encontrava-se debilitado e incapaz de voar devido à sua idade.

A ave foi transportada para o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), em Olhão, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

 

Por: GNR