A iniciativa integra-se na Semana da Reflorestação Nacional, promovida pelo movimento “Plantar Portugal”, que decorre em todo o país com o objetivo de assinalar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro).
Tal como aconteceu com as atividades promovidas aquando do Dia Mundial da Árvore, assinalado a 21 de março, o propósito da participação do município é apostar na reflorestação do território concelhio, em épocas do ano distintas, envolvendo a participação da comunidade local, incluindo escolas e instituições. Estas iniciativas decorrem da estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas que visa reduzir a temperatura do tecido urbano, reforçando a flora autóctone e promovendo a remoção de dióxido de carbono.
A plantação de árvores irá acontecer, de 22 a 30 de novembro, em todas as freguesias do concelho. A esta junta-se uma ação de sensibilização e plantação no dia 24 de novembro, a realizar em parceria com a associação Projeto Novas Descobertas na Quinta do Vale da Lama, uma atividade aberta à população mediante inscrição prévia.
Para quem quiser participar, plantando autonomamente uma árvore, a autarquia irá disponibilizar à população, nos dias 24 a 26 de novembro, sobreiros, alfarrobeiras e medronheiros juvenis, às quais poderá aceder manifestando previamente esse interesse. Estas árvores foram cedidas ao município no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara de Lagos, no quadro da Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao projeto “Floresta Comum” dinamizado pela Quercus e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Consulte o programa e participe!
PROGRAMA
22 a 30 de novembro (dias úteis)
Ações de plantação de árvores
Com a colaboração das juntas de freguesia e a participação da população escolar (2 º, 3º ciclo e secundário), dos sapadores Florestais, dos utentes do projeto “Saúde em Movimento” e voluntários.
Locais:
- Lagos (Parque da Cidade; espaços adjacentes à Rotunda de São João / Rotunda da Barca; Rua da Gafaria, Av. Paul Harris)
- Odiáxere (talude junto à Creche da Santa Casa da Misericórdia Lagos)
- Bensafrim (junto à EN 120, jardim do Mercado e Centro de Saúde)
- Barão de S. João (junto ao Lar da Santa Casa da Misericórdia Lagos e da Igreja)
- Almádena (junto à Capela, Urb. Habijovem e Largo do Poço);
- Luz e Montinhos da Luz (Rua do Alecrim, Rua 25 de Abril, Urb. Mata Porcas)
Escolas participantes:
- Escola Secundária Júlio Dantas e Escola Tecnopolis - plantações no interior dos estabelecimentos de ensino;
- Escola EB 2,3 das Naus - plantações no interior do estabelecimento de ensino.
- Escola Secundária Gil Eanes – as turmas irão auxiliar nas plantações a ocorrer no Parque da Cidade.
Nota: em caso de condições meteorológicas desfavoráveis as plantações poderão ser adiadas.
24 de novembro, 14:30h às 17:30h
Ação de sensibilização/ plantação de árvores, em parceria com o Projeto Novas Descobertas
Plantação de espécies arbóreas e arbustivas autóctones. Inclui um enquadramento teórico do trabalho de reflorestação. “
Local: Campus da associação Projeto Novas Descobertas, Quinta Vale da Lama
Público-alvo: aberto à população em geral
Nº máximo de participantes: 20
Inscrições previas obrigatórias através de mensagem para o nº 918 051 377 ou e-mail para ricardoduarte@projectonovasdescobertas.org
Atividade gratuita.
24 a 26 de novembro
Cedência de árvores juvenis à população
Horário: das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00
Local: Viveiros Municipais (à entrada) - Rua Dom Gaspar Leão, Lagos.
Condições: Os interessados, residentes no concelho de Lagos, terão direito a um máximo de 3 árvores por munícipe, das seguintes espécies, e limitado ao stock existente:
Sobreiros (Quercus suber);
Alfarrobeiras (Ceratonia siliqua);
Medronheiros (Arbutus unedo)
Para o efeito deverão fazer uma inscrição prévia, em formulário online, até à véspera da data pretendida do levantamento das árvores juvenis.
Formulário: https://forms.gle/Qf5SCjj67Pcwds2n6
Após a confirmação dos serviços da autarquia, os interessados poderão deslocar-se aos Viveiros Municipais, na data e horário indicado, para levantamento das árvores juvenis.
Nota: Será obrigatório o uso de máscara.