Terá lugar no próximo dia 05 de Junho, às 13:00h, na ETAR de Lagos, a Cerimónia de Inauguração desta infra-estrutura, a qual contará com a presença da Srª Ministra do Ambiente e Energia, Drª Maria da Graça Carvalho.

Com um investimento da ordem dos 17 M€, e com financiamento pelo POSEUR (aprovado em overbooking) no montante aproximado de 10 M€, a ETAR tem uma capacidade de atendimento de 138.000 hab. Eq.

A ETAR de Lagos

A Reabilitação da ETAR de Lagos, e o investimento inerente à mesma, apresentou-se como uma necessidade de elevada importância na melhoria da qualidade de vida de todas as populações envolvidas, quer residentes, quer turistas, bem como do ambiente na sua globalidade.

Veja-se que a ETAR de Lagos construída nos anos 80 e remodelada em 2001 apresentava significativas  limitações ao nível do tratamento biológico, nomeadamente: Afluências indevidas de água salgada que provocam a desestabilização do tratamento biológico; Tratamento biológico com capacidade dos órgãos insuficiente para as cargas afluentes, inviabilizando o cumprimento dos limites de descarga do efluente tratado; Capacidade dos órgãos existentes na fase sólida insuficiente para atual produção de lamas; Sem tratamento de odores, entre outros fatores.

Esta intervenção, permite-nos identificar desde logo, alguns principais resultados com este projeto.

A remodelação da ETAR de Lagos, permite, por um lado, melhorar a condição da instalação de tratamento, ao nível infraestrutural, de desempenho e de eficiência permitindo o cumprimento da licença de descarga, e por outro, beneficiando a redução do número de transportes de lamas desidratadas para destino adequado (com instalação do silo de lamas), e consequentemente a minimização da libertação de odores para as áreas envolventes.

Sendo certo que se manterá capacidade de tratamento (138.000 habitantes) da ETAR, cujos efluentes são provenientes do município de Lagos, designadamente das freguesias de São Gonçalo de Lagos, Luz, Odiáxere e parte da União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João.

À semelhança de outros investimentos realizados pela Águas do Algarve, SA, para benefício do ambiente e garantia da qualidade do tratamento dos efluentes produzidos na Região, também esta intervenção na Remodelação da ETAR de Lagos contou com o apoio financeiro dos Fundos Europeus, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Sustentabilidade

A Sustentabilidade, está presente toda a atividade que desenvolvemos na região, também através de um esforço incessante, na capacitação do consumidor e da população em geral, para o reconhecimento do valor inestimável da água, na senda por uma mudança efetiva de atitudes, especialmente no que se refere à redução dos desperdícios e respeito, por este bem precioso que é água. A Águas do Algarve surge como um dos motores essenciais, na busca por soluções e alternativas que minimizem estes impactos.

Neste percurso, a Comunicação e a Educação Ambiental, têm sido também uma área essencial, numa aposta contínua nesta área através de maior presença comunicacional na região, com maior desenvolvimento e fornecimento de conteúdos com todas as escolas, entidades publicas e privadas, IPS, (..) da região, desenvolvimento de campanhas de Sensibilização, entre outras práticas várias. Temos consciência do alcance de resultados, em que os cidadãos estão mais despertos para os temas da sustentabilidade, das alterações climáticas, e de uma maior empatia no que se refere à necessidade de maior eficiência hídrica.