O município voltou a homenagear e destacar o trabalho e vitórias de atletas e clubes numa cerimónia que decorreu no Pavilhão Municipal de Lagos, contando com a apresentação de Cândido Costa e as presenças do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, e do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno.
Nesta edição, foram homenageados mais de 300 atletas, clubes, associações e agentes que, entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de agosto de 2023, foram campeões regionais e nacionais ou conseguiram bons resultados ao nível internacional. Revelando a diversidade da prática desportiva em Lagos, foram destacadas as modalidades de Atletismo, Futsal, Patinagem, Patinagem de Velocidade, Xadrez, Jiu-Jitsu, Petanca, Triatlo, Natação, Ténis, Ténis de Mesa, Vela, Futebol, Ginástica, BTT, Judo, Surf, Andebol, Tiro, Tiro com Arco, Padel, Halterofilismo, Obediência Canina, Bilhar, Equitação (adaptada), Skimboard e Todo o Terreno (Motos).
 
No seu discurso de abertura, Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal, realçou o mérito e o sucesso de todos os atletas e entidades desportivas locais que contribuem para levar o nome de Lagos mais além e tornar o concelho numa referência no que toca à atividade desportiva, aproveitando também para reforçar o papel da autarquia no apoio prestado através do PAD – Programa de Apoio ao Desporto.
 
Já João Paulo Correia, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, mencionou a importância do desporto no desenvolvimento das comunidades e da saúde e bem-estar, a crescente inclusão e o crescimento de praticantes ao nível nacional, embora com muito trabalho ainda pela frente, mencionando Lagos como um bom exemplo ao nível das iniciativas de apoio e promoção do desporto, especialmente junto das camadas mais jovens.
 
Com uma apresentação dinâmica repleta de bom humor, Cândido Costa ficou a cargo da apresentação da cerimónia, sendo que, numa primeira fase, subiram dezenas de atletas ao palco para receber o seu troféu aos níveis dos resultados regionais, nacionais e internacionais.
 
No decurso da cerimónia, foi também homenageado, a título póstumo, José Fonseca (Clube de Ténis de Lagos), pela forma como dedicou a sua vida ao desporto concelhio e contribuiu, de forma ímpar, para o seu engrandecimento.
 
Numa segunda fase da cerimónia, foram entregues os troféus de prestígio em doze categorias.
 
Nesta edição, o júri, composto pelo presidente da Câmara Municipal de Lagos, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, diretores dos agrupamentos de escolas Gil Eanes e Júlio Dantas e diretor do jornal Correio de Lagos, decidiu atribuir as seguintes distinções:
 
 Melhor Clube: Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes
 Melhor Dirigente: Mauro Santos (Dirigente da Escola Secundária Gil Eanes na modalidade de Andebol)
 Desporto Escolar: Sofia Riel
 Desporto Adaptado: Cristina Silva (em representação da NECI, na prática de Equitação)
 Melhor Equipa: Equipa de Andebol de Seniores Femininos do Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes
 Melhor Treinador/a: Ana Sofia Osório (Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes na modalidade de Andebol)
 Melhor Árbitro/Juiz: Davide Bravo (na modalidade de Patinagem de Velocidade)
 Prémio Fair Play: Filipe Loureiro (atleta do Roller Lagos Clube de Patinagem na prática de Patinagem de Velocidade)
 Atleta Revelação: Miriam Martins (Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes na prática de Andebol)
 Melhor Atleta: Matilde Rosa (Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes na prática de Andebol)
 Troféu Dedicação: Carlos Figueiras (Estrela Desportiva de Bensafrim nas modalidades de Futebol e Petanca)
 Troféu Carreira: Jorge Santos (Olímpico Clube de Lagos na modalidade de Atletismo)