Alunos, professores, pessoal não docente, parceiros educativos e até encarregados de educação, todos estão incluídos no programa de atividades gratuitas previstas de 15 a 26 de setembro.
Para marcar o arranque do ano letivo, terá lugar logo no dia 15 de setembro (14h00) a sessão oficial de abertura no Hotel Vila Galé, pelos presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal e diretores dos dois agrupamentos de escolas, momento que também servirá para apresentar as boas práticas e perspetivas para o novo ano. Ainda nessa tarde, o autor e coach Pedro Vieira será o orador da palesta motivacional “Colaboração e cooperação para o sucesso educativo”. A participação nestas atividades dirigidas a pessoal docente (professores e técnicos de AEC) e não docente está sujeita a inscrição aqui.
Como forma de promoção e prevenção da saúde mental, o apresentador, radialista e ator João Paulo Sousa estará com alunos do 9.º ano e Ensino Secundário no dia 19 de setembro para a palestra “Isso é psicológico”, projeto da sua autoria que está a percorrer as escolas do país.
Os encarregados de educação serão outro dos focos das atividades deste arranque do ano letivo, com palestras a ter lugar no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI (CM Lagos). Para os pais de alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, Emília Marreiros (ARCJ – Associação de Reiki para Crianças e Jovens), apresenta a sessão “Emoções e Afetos – Relação ou Ralação” (19 de setembro, 18h30), a qual irá abordar técnicas e estratégias para enfrentar as adversidades em família. No dia 21 (18h30), falamos de “Empoderamento de pais para uma educação mais consciente”, com as oradores Sílvia Oliveira e Maria João Freitas, ideal para os pais de alunos de 2.º e 3.º ciclo que pretendem aprender técnicas de capacitação para lidar com questões vividas e sentidas pelos jovens de hoje. Glória Gonçalves será a oradora da palestra “A escola acabou. E agora?”, a 22 de setembro (18h30), para ajudar os pais de alunos do Ensino Secundário a melhor orientarem os seus filhos no seu futuro e percurso após a escolaridade obrigatória. As três atividades destinadas a encarregados de educação são gratuitas, com inscrição obrigatória aqui.
A par destas iniciativas, o município irá oferecer jogos didáticos a escolas dos dois agrupamentos escolares de Lagos, sendo que as escolas EB 2, 3 das Naus e Tecnopolis serão alvo de apetrechamento das suas salas do aluno como forma de torná-las mais cómodas e dignas.
A toda a comunidade escolar lacobrigense, o município deseja um próspero e feliz ano letivo 2023-2024.