5 Abril | Auditório Carlos do Carmo, Lagoa
A partir de Hamlet de William Shakespeare | Dramaturgia e encenação de Pau Masaló
5 Abril | Auditório Carlos do Carmo, Lagoa
10 Abril | Teatro Municipal de Bragança
9 e 10 Maio | Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima
“Lembra-te dos Meus Pecados” desafia a tradição ao reinterpretar Hamlet como um talent show intergeracional, misturando absurdo e sublime num cenário inspirado no imaginário dos filmes de zombies.
Com um elenco de excelência e uma encenação irreverente, o espetáculo convida o público a refletir sobre a vida, a morte e as decisões que moldam o nosso destino.
A Casa das Artes de Famalicão estreou no dia 20 de Março a peça “Lembra-te dos Meus Pecados”, uma nova e desafiante releitura de Hamlet.
Com texto e encenação do premiado autor catalão Pau Masaló, parte da obra-prima de William Shakespeare para a reinterpretar através de um diálogo intergeracional inesperado: um talent show onde jovens atores profissionais e pessoas idosas sem experiência teatral competem para alcançar a sua melhor interpretação da peça mais icónica do teatro ocidental.
“Lembra-te dos Meus Pecados” explora a dúvida perpétua que paralisa o príncipe da Dinamarca questionando o nosso próprio papel na história e no tempo. "Ser ou não ser"? Ao confrontar atores de diferentes idades, Pau Masaló reflete sobre o medo da morte, o arrependimento e as decisões que moldam a nossa vida. Esta descodificação inovadora transforma a inércia e melancolia do protagonista num diálogo vivo entre gerações, valorizando a experiência acumulada e a sabedoria partilhada. Num mundo de incertezas, onde as fronteiras entre a realidade e a ilusão se desvanecem, o espetáculo convida o público a um exercício profundo de auto-reflexão e questionamento.
O premiado encenador e dramaturgo catalão, fundador do projeto Contenidos Superfluos e da Editorial Superflua, continua aqui a explorar temas universais através da sua abordagem marcadamente visual e política ao teatro contemporâneo.
Assim Hamlet, o “melancólico trágico” por excelência, é o ponto de partida para “Lembra-te dos Meus Pecados”: um espetáculo descontraído e, por vezes, cómico, onde a dúvida e a inércia são confrontadas com a coragem de viver e de errar. Tudo isso num cenário que remete para um filme de zombies, onde o absurdo e o sublime se misturam.
Produzida pela Momento – Artistas Independentes, em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão, o Teatro Diogo Bernardes, o Auditório Carlos do Carmo e o Teatro José Lúcio da Silva, “Lembra-te dos Meus Pecados” sobe agora aos palcos do Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, no dia 5 de Abril; do Teatro Municipal de Bragança, a 10 de Abril; e do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, a 9 e 10 de Maio. Em Novembro, dia 20, passa pelo Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
This is Ground Control