Para este dia, o Museu Municipal preparou um programa recheado de atividades gratuitas a decorrer, ao longo da manhã, no largo situado em frente ao emblemático Edifício do Compromisso Marítimo: haverá animação, oficinas criativas, gastronomia tradicional e conversa com música sobre a liberdade, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 Abril.
O tema do Dia Internacional dos Museus em 2024, “Museus, Educação e Pesquisa”, destaca o papel fundamental dos museus como instituições educacionais dinâmicas que promovem a descoberta, a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.
Com entrada e atividades gratuitas para todos os públicos, aproveite para visitar e celebrar o Museu.
Experiências para famílias:
10:00 - 13:00
Oficina de Estrelas de Figo
Aprender a fazer uma merenda saudável e sustentável juntando dois frutos, o figo e a amêndoa.
10:00 - 13:00
Oficina de Construção de Cravos
As senhoras que frequentam a Universidade Sénior de Moncarapacho, da Casa do Povo do Concelho de Olhão, convidam a comunidade a participar nesta ficina de construção de cravos de papel, ainda para lembrar Abril.
10:30 - Conversa com música A Que Sabe a Liberdade - com Domingos Caetano
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, o Museu pretende proporcionar um espaço de partilha e reflexão sobre a fragilidade da liberdade. Quem não viveu diretamente sob um regime autoritário, pode ter dificuldade em imaginar como seria o dia a dia sem as liberdades fundamentais que hoje damos por adquiridas.
12:00 - Vila de Amêijoas - Demonstração culinária com Augusto da Paz
Ao final da manhã, terá lugar uma demonstração culinária da tradicional Vila de Amêijoas, com Augusto da Paz. Muito mais do que um petisco, a Vila de Amêijoas é um ritual de convívio muito característico da Dieta Mediterrânica. No final da demonstração, os visitantes podem degustar as amêijoas confecionadas.