- Desde a primeira edição em 2011, o programa educativo do Lidl já impactou mais de 190 mil alunos de mais de 1300 Escolas de todo o país;
- Inscrições estão abertas para todas as Escolas do 1º ciclo em www.turmaimbativel.pt
Em antecipação do Dia Mundial da Alimentação, o Lidl Portugal dá início a mais uma edição da Turma Imbatível, o programa educativo que desafia alunos do 1.º Ciclo a aprenderem, de forma divertida e prática, como as suas escolhas alimentares podem proteger a sua saúde e o planeta.
Nesta 14ª edição, o foco é a Dieta da Saúde Planetária, uma dieta que liga a saúde à sustentabilidade ambiental, através do equilíbrio entre alimentos de origem vegetal e animal e privilegiando leguminosas, frutos secos, hortícolas e fruta, sem esquecer de incluir, de forma mais moderada, as proteínas como o ovo, a carne e o peixe. O objetivo é simples: mostrar às crianças que uma alimentação consciente é também cuidar do futuro do planeta.
Esta mensagem ganha vida através da Patrulha Planetária, uma força especial de alimentos composta pelo Feijão Fausto, a Maçaroca Margarida, a Avelã Alice e o Ovo Óscar, que acompanham os alunos ao longo do ano letivo em atividades criativas e pedagógicas. Um formato acessível a toda a comunidade escolar -pais, alunos e professores- que vai ao encontro do compromisso do Lidl - fazer chegar produtos de qualidade ao melhor preço, atuando de forma simples e sustentável, criando valor para as pessoas e para o planeta.
As escolas do 1.º Ciclo podem formalizar a sua inscrição através do website oficial www.turma imbatível.pt. Ao fazê-lo, as turmas têm acesso a materiais pedagógicos com desafios, dicas e autocolantes das personagens. No grande desafio anual “Menu Imbatível”, os alunos terão a oportunidade de desenvolver um menu que respeite os pressupostos da Dieta da Saúde Planetária. As turmas vencedoras, num total de dezoito (uma por distrito), terão oportunidade de visitar fornecedores do Lidl, ficando assim a conhecer, em detalhe, o percurso "do prado ao prato" de alguns dos produtos comercializados nas lojas da insígnia. Os vencedores serão selecionados com base em critérios como a criatividade e a qualidade da apresentação, sem esquecer, evidentemente, o rigoroso cumprimento dos princípios nutricionais.
A 14ª edição da Turma Imbatível conta ainda com uma parceria com a nutricionista Patrícia da Costa Moura, que será responsável pela validação dos conteúdos programáticos e pela partilha de dicas e boas práticas associadas à Dieta da Saúde Planetária.
"Enquanto nutricionista materno-infantil, acredito que a educação alimentar desde cedo é uma das ferramentas mais poderosas para promover saúde ao longo da vida. O programa Turma Imbatível do Lidl é uma oportunidade incrível de levar esta mensagem às famílias e às escolas", sublinha Patrícia Costa Moura.
“Chegando à sua 14ª edição, a Turma Imbatível é um programa estimado por toda a equipa do Lidl Portugal, que visa sensibilizar a comunidade escolar- abrangendo pais, professores e alunos- para o tema da alimentação consciente. Somos o verdadeiro parceiro de confiança que procura estar ao lado das famílias em todos os momentos, adicionando valor ao dia a dia das pessoas. É um exemplo claro do compromisso do Lidl em inspirar as novas gerações a adotar hábitos mais saudáveis e sustentáveis, contribuindo assim para a construção de um futuro melhor.”, sublinha Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.
Esta edição conta ainda com o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) e da WWF que reforçam a importância da alimentação na defesa de um planeta melhor.
"A promoção de uma alimentação sustentável, desde muito cedo, é fundamental para consolidarmos comportamentos mais conscientes no futuro. A parceria da APN com o Lidl, no contexto do programa Turma Imbatível, representa um forte contributo para se atingir este propósito", refere Célia Craveiro, Presidente da Associação Portuguesa de Nutrição.
"A educação ambiental é uma prioridade para a WWF Portugal. Nesta nova edição, a WWF Portugal passa a estar envolvida na co-criação de atividades que vão ser disponibilizadas às escolas durante todo o ano letivo. Esta participação reforça o impacto da WWF Portugal junto da comunidade escolar e a importância da parceria com o LIDL" , afirma Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal.
O programa Turma Imbatível insere-se na estratégia de responsabilidade social corporativa do Lidl que tem por base cinco eixos estratégicos: Proteger o clima; Conservar os recursos; Respeitar a Biodiversidade; Promover a saúde; Agir de forma justa. Saiba mais em: https://institucional.lidl.pt/sustentabilidade.
M Public Relations