«Carta do Lince-ibérico às populações» vai ser lida por uma marioneta, numa ação de sensibilização para a preservação da espécie
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai levar o lince-ibérico ao Agrupamento de Escolas de Alcoutim, para ler uma carta aos alunos no próximo dia 13 de novembro, na Escola Básica Integrada de Martim Longo (11h00) e na Escola Básica de Alcoutim (14h15). 
Nesta ação de sensibilização, o lince-ibérico, interpretado por uma marioneta, “escreve” uma carta à população, onde fala das dificuldades que enfrenta no seu dia-a-dia, procurando-se assim sensibilizar os espectadores para esta espécie classificada como “Vulnerável” na Península Ibérica, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). 
A conceção e produção do espetáculo é da Picada Cultural – Associação para a promoção dos valores culturais, artísticos e sociais, e conta com texto e voz de Jeannine Trévidic e manipulação da marioneta de José Gil. A construção da marioneta foi feita por Sofia Vinagre. 
Esta ação de sensibilização é financiada pelo projeto LIFE Lynxconnect, um projeto transfronteiriço que conta com vários parceiros portugueses e espanhóis e que tem como principal objetivo continuar o processo de recuperação do lince-ibérico, que já esteve extinto em Portugal e muito ameaçado em Espanha. 
De acordo com o último Censo do Lince-ibérico, a espécie superou a barreira dos 2 000 exemplares em 2023, contando com 1 730 exemplares em Espanha e 291 em Portugal.
 
 
ICNF